O novo app de Kevin Rose serve para compartilhar miniaturas de fotos e vídeos

Por
15/9/14, 9h00 2 min Comente

Algumas categorias de apps dão uma canseira antes mesmo de descobrirmos qualquer coisa além disso. “Compartilhar fotos”, “editar fotos” e “previsão do tempo”, por exemplo: são tantos, e a maioria mais do mesmo, que é preciso um diferencial forte para quebrar a barreira da indiferença e chamar a atenção dos possíveis usuários.

O Tiiny, novo app de Kevin Rose, o fundador do Digg, serve para compartilhar fotos e vídeos que somem depois de 24h. Ele empresa ideias do Snapchat, Instagram e Imgur, tem a mesma dinâmica batida de quase todas as redes sociais (seguir/ser seguido, curtidas, mais populares etc) e embora apresente um design original e agradável, não é isso o que mais chama a atenção.

Tiiny, novo app de Kevin Rose.

O diferencial do Tiiny é mostrar as fotos e vídeos em um formato minúsculo. Cada quadradinho tem 212×212 pixels. Na tela de 4 polegadas do iPhone, quatro fileiras com três itens cada são visíveis. Veja ao lado.

O Tiiny é efêmero, rápido e aposta na incapacidade de dar zoom para servir de desinibidor nesses tempos em que as câmeras dos melhores smartphones capturam até a menor marca no rosto de alguém — aliás, é notável a quantidade de selfies que tem aparecido aqui, e de gente que não costuma se expôr assim em outros locais. Ao TechCrunch, Kevin Rose questionou:

Se você tornar as fotos tão pequenas e mantê-las assim, sem que seja possível aumentá-las, isso reduziria a ansiedade no ato de fotografar e incentivaria as pessoas a tirarem mais fotos?

Nos testes pré-lançamento, os beta testers mostraram-se animados: eles compartilharam cinco vezes mais fotos e vídeos do que normalmente compartilham em outros lugares.

Primeiro app da North, nova empresa de Rose, se o Tiiny não emplacar, sem problemas. A premissa é lançar um novo app a cada três meses e manter esse ritmo forte até que um app estoure. O Tiiny, por exemplo, levou apenas três semanas para ser feito. E talvez eles tenham acertado já na primeira tentativa.

Por ora, disponível apenas para iPhone.