Sobre o Manual do Usuário


O que é?

O Manual do Usuário é um site de conteúdo sobre tecnologia. Mais um, mas um diferente. A ideia aqui não é dar notícia, nem ficar confabulando em cima de rumores. Você está em uma publicação Slow Web, ou seja, uma que trata a informação com menos celeridade, mais cuidado. Ele não traz notícias, rumores, não incita “brigas de torcida”, nem se apega a polêmicas vazias apenas para gerar page views.

A missão do Manual do Usuário é abordar assuntos importantes que estão fora do radar e, quando falar sobre assuntos populares, fazê-lo de um jeito único.

Voltar ao topo ↑


Política de privacidade

O Manual do Usuário emprega alguns scripts para aferir estatísticas e ajudar no bom funcionamento do site. Ao acessá-lo, você entrega informações ao Google (graças ao Analytics e ao AdSense), ao Disqus, sistema usado para gerenciar e exibir os comentários dos posts, à Automattic, que oferece o Gravatar (foto dos autores dos posts), à Amazon, à B2W e ao Buscapé quando você clica em algum link de referência de produtos, e ao Hotjar, usado esporadicamente para identificar anonimamente padrões de comportamento padrões na interface e otimizá-la.

Voltar ao topo ↑


Política de comentários

Todo leitor está convidado a deixar comentários de qualquer espécie (opiniões, questionamentos etc) nos posts publicados aqui. Leio todos, respondo quando convier.

O Disqus faz o gerenciamento de comentários. Ele aceita mensagens tanto de usuários identificados quanto de anônimos — o uso de pseudônimos não é proibido. Esteja ciente, porém, que seu IP é registrado junto a cada comentário publicado e que caso me seja exigido judicialmente, ele será revelado sem resistência. Você é responsável pelo que escreve aqui.

Reservo-me ao direito de apagar, de pronto, qualquer comentário que julgar ofensivo, desqualificado, com sinais de spam ou que, de qualquer outra forma, contribua para desestabilizar o ambiente. Isso não significa que críticas não serão admitidas; argumente respeitosamente e você terá liberdade para dizê-las. Apenas quero manter um ambiente saudável para as discussões.

“Meta comentários”, ou seja, aqueles que apontam problemas no site ou que indicam erros ortográficos, de concordância ou quaisquer outros relacionados à forma dos posts, poderão ser apagados. Eles não contribuem com a discussão e desviam o foco. Nesses casos, a exclusão será seguida de um email agradecendo a contribuição e explicando novamente a motivação por trás dessa ação.

Voltar ao topo ↑


Modelo de negócio

O faturamento do Manual do Usuário vem de quatro fontes:

  • Assinaturas. Leitores mais interessados contribuem mensalmente com o site e recebem, em troca, algumas vantagens.
  • Comissões de lojas do varejo. As promoções publicadas na seção correspondente e links para lojas do varejo dispostos em alguns posts contêm um código que, caso o leitor que clicou nele faça alguma compra, garante uma pequena comissão ao site. Não há prejuízo algum ao leitor-consumidor — o preço não muda.
  • Anúncios programáticos. Posts acessados através de buscadores (Google, Bing), além dos dez mais populares segundo as estatísticas do Google Analytics, contêm anúncios do Google AdSense.
  • Anunciantes diretos. Empresas dispostas a apresentar seu produto ou serviço aos leitores do Manual pagam para ter o direito de fazê-lo. Essas peças são sempre devidamente identificadas como tais.

Voltar ao topo ↑


Quem faz?

O Manual do Usuário foi idealizado e é mantido por mim, Rodrigo Ghedin. Sou formado em Direito, graduando em Comunicação e Multimeios e escrevo sobre tecnologia há mais de dez anos. Já passei pelas redações do Meio Bit, TechTudo e Gizmodo Brasil, além de ter fundado e vendido, à Editora Digerati, o WinAjuda, um site especializado em tecnologias domésticas da Microsoft.

Desde maio de 2016, Emily Canto Nunes atua no site como editora associada do Manual do Usuário. Jornalista formada pela UFRGS, cobre tecnologia desde 2010 com passagens pelos portais Terra, MSN e iG, e já cobriu as maiores feiras da área (CES, MWC e IFA).

Nos bastidores, voluntários ajudam a manter as coisas funcionando.

Na parte técnica:

  • Davi Andrade criou e otimizou alguns ícones usados no layout.
  • Julian Fernandes projetou e administra o servidor onde o site está hospedado.
  • Vitor Paladini desenvolveu a área de promoções.

No editorial:

  • Fabio Montarroios seleciona as obras, escreve as críticas de cada uma e modera os debates do Clube de Leitura.
  • Leon Cavalcanti Rocha traduz textos em inglês republicados aqui.

Participam do podcast:

  • Rodrigo Ghedin.
  • Emily Canto Nunes.
  • Joel Nascimento Jr., curador da HiperOriginal.
  • Paulo Higa, editor do Tecnoblog.
  • Samir Salim Jr., talent scout da Thoughtworks.

Já publicaram no Manual do Usuário: Aline Valek, Beatriz Lobato, Eloy Machado, Fábio Bracht, Gabriel Arruda, João Paes Neto, Joel Nascimento Jr., Marcellus Pereira, Natália Viana, Rodrigo Santiago, Rodolfo Viana e Sophie Secaf.

Já tiveram textos traduzidos e publicados no Manual do Usuário: Alexander Lerch, Ben Thompson, Benedict Evans, Charles Arthur, David Pierce, Joanne McNeil, Maciej Ceglowski, Max Ogles, Paul Ford e Vincent Bevins.

Voltar ao topo ↑


Atualizado em 1º de junho de 2016.