Post livre #16

Por
19/6/15, 8h44 1 min 285 comentários

Mais uma sexta, mais um post livre. Trata-se de uma desculpa para nós, leitores e amigos do Manual do Usuário, conversarmos nos comentários sobre quaisquer temas, da tecnologia ao noticiário comum, de teorias malucas a problemas práticos que encontramos no dia a dia. Valendo!

  • Semana passada batemos o recorde de comentários em um post livre, um monte de gente nova apareceu e, nessa, tivemos alguns pequenos atritos. Normal. Quanto mais gente, melhor — e maiores as chances de desentendimentos.

    Por isso, abro o post pedindo compreensão para não se exaltarem, leveza para levar na esportiva e respeito entre todos. Temos um espaço muito legal aqui, mas que na medida em que cresce, demanda mais trabalho para ser cultivado. Não vou banir ninguém, o Manual do Usuário é um espaço inclusivo, para todos, e acredito que somos todos adultos e temos capacidade e malemolência para DIBRAR eventuais desentendimentos e manter as discussões, mesmo as mais acaloradas, no que são de fato: apenas discussões.

    Valeu!

  • Semana passada batemos o recorde de comentários em um post livre, um monte de gente nova apareceu e, nessa, tivemos alguns pequenos atritos. Normal. Quanto mais gente, melhor — e maiores as chances de desentendimentos.

    Por isso, abro o post pedindo compreensão para não se exaltarem, leveza para levar na esportiva e respeito entre todos. Temos um espaço muito legal aqui, mas que na medida em que cresce, demanda mais trabalho para ser cultivado. Não vou banir ninguém, o Manual do Usuário é um espaço inclusivo, para todos, e acredito que somos todos adultos e temos capacidade e malemolência para DIBRAR eventuais desentendimentos e manter as discussões, mesmo as mais acaloradas, no que são de fato: apenas discussões.

    Valeu!

  • Darth Paul Poor Traaais

    Dando início aos trabalhos…
    Terminada a E3 fica a pergunta: essa atual geração de consoles pode ser a “última”? Com a evolução dos jogos e das plataformas de acesso, Smart TV’s sendo cada vez mais conectadas a produtos e serviços, dispositivos móveis cada vez mais poderosos, etc seria esse o ponto de transição?

    • Estou meio por fora dos jogos (puro desinteresse mesmo), então se eu escrever alguma bobagem, me perdoem — e me corrijam! Parece-me que existem duas “frentes” que ameaçam o console convencional: set-top boxes, como Apple TV e Android TV, e serviços de streaming de jogos, como o PlayStation Now.

      Ainda existe uma lacuna entre o que um console é capaz de entregar e o que essas outras soluções alcançam (set-top boxes não têm o mesmo poder de processamento, streaming ainda esbarra na limitação de banda e latência), mas são coisas aparentemente contornáveis. Logo…

      • Darth Paul Poor Traaais

        Levanto essa bola porque a tecnologia empregada e desenvolvida por conta desse segmento é gigantesca. Os próprios óculos de realidade virtual e a imersão que eles querem criar estão na vanguarda.

        • Sim, movimenta muito dinheiro. Mas, no caso da realidade virtual, há dois caminhos sendo delineados: o tradicional, caro, dependente de hardware específico (Oculus, Sony) e o barato e acessível, que reaproveita o que você já tem, o smartphone, num suporte básico (Google).

          Eu gosto da proposta do Google, de começar de baixo e ir avançando a tecnologia. O Oculus Rift pode ser, no momento, mais imersivo e impressionante, mas o Cardboard e os designs derivados dele parecem ter mais chance, comercialmente falando.

          • André Almeida Martins

            poxa.. nao esqueça o Holo Lens.. aquilo ali é bruxaria.. e das boas!

          • Esse eu só acredito vendo. Quem já testou disse que o ângulo de visão do HoloLens é bem curto, meio como se você tivesse um celular na frente do teu rosto, e que as demonstrações exageram no que é de fato exibido pelos óculos.

          • André Almeida Martins

            tbm ouvi falar disso.. a visão periférica meio q ainda “não ta pronta”.. mas pra uma versao pre-alfa, ta ok, nao?! kkk

          • tuneman

            “as demonstrações exageram no que é de fato exibido pelos óculos”
            *Kinect feelings…

          • Saulo Benigno

            Pois é. Muita propaganda. Só apresentação mesmo.

            Acho que vai morrer feito o kinect. Pena.

      • Rodrigo Gonzalez

        Eu não costumo ser grande adepto dessas teorias de “aaah, vai acabar” e etc, porque consoles sempre foram um big deal e não acho que em questão de minutos vai simplesmente deixar de ser apelativo. Entretanto o fato da Microsoft se ver na obrigação de ter que inserir retrocompatibilidade no console dela (não sei se o PS4 tem, me avisem por favor) é praticamente um atestado de que o One tá vendendo pouco.

        Porque o One não seria um console apelativo pra mim:
        1) É muito grande. Meu irmão tem um e é uma caixa enorme pra pouca funcionalidade
        2) Não tem jogos apelativos pra mim.
        3) Pouco tempo para jogar

        E acho que é a questão com a maioria das pessoas, posso estar equivocado.

      • Barbaric Boomerang

        A MS tentava vender o XBox One no lançamento como uma central de entrenimento, daí o One no nome, mas como o PS4, que sempre foi considerado pela Sony como uma máquina para games, largou na frente, mudou o discurso e passou a focar quase que totalmente nos games.

      • Saulo Benigno

        O dia que a Apple TV conseguir instalar jogos e você puder jogar nela, tudo vai mudar. Pode esperar.

        Jogo de celular é mais barato de ser desenvolvido e rende mais dinheiro. Muita empresa pequena está faturando alto por isso.

        E empresas grandes também, tanto que a própria Square disse que ia focar mais em mobile, ela está ganhando muito em cima da nostalgia.

        • Marcos Balzano

          Esse dia está chegando, a Apple aumentou o número de AppleTv’s que um desenvolvedor pode ter em sua conta de 1 para 100, provavelmente logo deve chegar.

      • Marcos Balzano

        Sobre a potência, tem o novo Nvidia Shield que é bem potente, o mais potente da categoria. E em streaming temos a LeapComputing, um serviço para o qual trabalhei no desenvolvimento do back-end, E o serviço consegue entregar até 144fps com uma latência de ~40ms, que para um jogo online é a média e não precisa de muita banda, dá para se fazer streaming 1080p com 5Mbs e sem perda de qualidade.

    • tuneman

      daonde. esse negócio de ‘ultima geração’ eu ouço desde o PS2, hahahah
      pra mim a MS foi a ‘vencedora’ só pelo fato de ter anunciado retrocompatibilidade.
      já o kinect foi abandonado pelos desenvolvedores. sei que vai ser util para a Cortana, mas se é pra isso poderiam ter embutido um microfone no console.

      • Darth Paul Poor Traaais

        cara, esse negócio de “vencedor” disso e daquilo é complexo. No momento em que a Sony anunciou que o console dela aceitaria jogos usados ela “venceu”; agora a Microsoft anuncia essa retrocompatibilidade mas deixa claro que quem decide mesmo são os desenvolvedores dos títulos. No final das contas o usuário tem como jogar seus jogos em diversas plataformas, sendo o PC de longe o mais flexível em relação a isso. Por isso essa questão do “fim dos consoles”. Na verdade não seria um fim mas uma reinvenção do hardware, assim como está sendo com a TV.

        • tuneman

          pois é, a sony pode ter o melhor hardware, mas a MS é a grande desenvolvedora de software. esses recursos de emulação e transmissão de jogos para windows 10 são excelentes. Holo Lens e Oculus ainda nao me convencem. hehehe

        • mas a maioria das publishers vão apoiar. ea e warner (as mais mercenárias) já acenaram que são favoráveis.

    • Eu acho que os os consoles não morrem ainda, mas tenho notado que eles tem se tornado menos “apelativos” para o público em geral (minha visão). Eu sempre gostei de videogames, mas não me vejo investindo num console próprio, pois sei que não me dedicarei o suficiente para valer o investimento.
      Para quem é jogador casual, o Steam já supre as necessidades.

      • tuneman

        bem nessas. até tenho vontade de ter um PS4, mas falta tempo pros jogos de PS3! hahaha. ontem cutuquei minha namorada e disse que é ela que vai ter que comrpar o PS4.=P

    • thiagones80

      Olha só. Um detalhe que você comentou, que eu penso diferente: Smart TV´s. Acho que são horríveis… IMHO sofrem o mesmo problema de carros com telas: Fabricantes de um outro produto, com a mente voltada a um OUTRO modelo de negócios tentando entregar interface e recursos. Claro que se você contratar as pessoas certas você faz algo bacana, mas sempre vai esbarrar no “executivo” que pouco entende de tecnologia e pode dar pitacos, barrar e opinar em recursos de forma ruim, para não dizer, emerdear tudo. É diferente de um Apple-Google-MS pensando em interface, eles são bem mais competentes nisso que LG-Sony-Samsung etc.

      Logo… smart tv não é meu principal fator de escolha, prefiro conectar um Chromecast e / ou uma Apple TV e / ou um Console em um TV Dumb com muitas HDMI´s e ser feliz.

      (TV com Android e/ou Apple sim, podem fazer a diferença. Mas ainda tenho minhas dúvidas do alcance delas. )

      As vezes a gente (Com razão) pensa no quão smartphones e tablet´s estão ficando potentes (E estão!) e o quanto essa miniaturização do desempenho pode ser estendido a uma TV (tbm ocorre!). Mas acho que não devemos esquecer o quanto os consoles ficam mais potentes também. O hardware em algo grande tbm está ficando muito poderoso.

      Mas vale o streaming, algo que se vc senta suas nadegas em uma cadeira no primeiro mundo, pode valer e muito em um futuro próximo. Já aqui na TupiniquimLand, ainda está longe…

      • Darth Paul Poor Traaais

        O problema é ficar preso a realidade tupiniquim e/ou de agora. volte 10 anos no tempo e veja o que era previsto em 2005. Tente comparar com a nossa realidade. Viu? Daqui a mais 5 anos estaremos rindo de como precisávamos colocar as mãos em nossos smartphones…

        • thiagones80

          Eu sei disso, a quebra de paradigmas ocorre. DIria que o primeiro celular touch que quebrou isso foi o iPhone em 2007.

          E mesmo aqui no BR tudo pode (e vai) acontecer. Mas o Streaming esbarra em algumas limitações técnicas inevitáveis. Eles precisariam “localizar” o conteúdo streaming de jogos, ou seja, deixar o data center aqui. Ainda assim, vai funcionar bem para quem está próximo do datacenter e mau pra quem está longe, já que somos um país continental. Esse mesmo problema ocorre nos EUA.

          Essa localização é algo bem caro. MUITO caro.

          • Darth Paul Poor Traaais

            Sim, concordo em parte contigo. Os custos e a infraestrutura são caros, hoje. E infelizmente a realidade é: o brasil não representa nada no desenvolvimento mundial de tecnologia. A maioria dos que querem e tem capacidade de desenvolver algo vão pra fora. Brasileiro tem essa mania feia de achar que representa algo de importante no mercado mundial. Basta olhar para a Índia, por exemplo, pra perceber o quanto não somos respeitados.

          • Darth Paul Poor Traaais

            Sim, concordo em parte contigo. Os custos e a infraestrutura são caros, hoje. E infelizmente a realidade é: o brasil não representa nada no desenvolvimento mundial de tecnologia. A maioria dos que querem e tem capacidade de desenvolver algo vão pra fora. Brasileiro tem essa mania feia de achar que representa algo de importante no mercado mundial. Basta olhar para a Índia, por exemplo, pra perceber o quanto não somos respeitados.

          • A questão não é apenas localizar o conteúdo. Existe o problema de banda.
            Imaginem, mesmo nos EUA hoje não é fácil o streaming de vídeos em 4k, mesmo jogos em FullHD não está tranquilo de realizar jogatinas online.
            A evolução da qualidade do vídeo somada com a velocidade de resposta necessária para um jogo me faz acreditar que a cada evolução de banda a evolução na qualidade de vídeo e frames inviabiliza mais o streaming de jogos ou jogos online.

          • Marcos Balzano

            Além de sermos um país continental ainda temos muitos lugares que não capacidade de ter um datacenter de qualidade.

    • Olha, não.

    • Acho que não, videogames sempre vão ter um público alvo, o Microsoft lançou o Kinect que era a evolução e o futuro dos jogos, cadê este futuro que não chegou? o negocio é controle na mão e vamos pra missão, kinect, touch screen, tudo isso é legal mas não passa disso, legal.

    • Acho que não. Muita gente tá denegrindo a microsoft por conta da integração dela com os pcs. Mas poxa vida, ela também é dona do windows. Quanto mais gente jogando nas suas plataformas, melhor pra ela. E quem tem o xbox one não fica n a mão.

      Muita gente questionando se ainda vale comprar o console da microsoft, haja vista que muitos jogos exclusivos vão sair pra pc com a chegada do combo windows 10+dx12. Mas isso é vantagem pro console e MS, que vai aumentar a base instalada e terão mais gente jogando os seus jogos que são “console exclusive”.

      Quanto a E3, sony e mS tiveram coisas boas. Pra mim, elas meio que empataram….dou nota 8 pra ambas.

      na sony, o que me chamou a atenção foi o novo jogo da guerilla, horizon. Também o uncharted e o novo app de media player do ps4. tiveram outras coisas como the last guardian, shenmue, mas isso eu não curto.

      pelo lado da microsoft tivemos a retrocompatibilidade com jogos selecionados do x360, forza 6 que ta animal a 1080p/60fps, cuphead, etc…

      foi um bom evento.

      • Jogos no Windows é ruim para a Microsoft. Não existe o mesmo modelo de licenciamento de jogos do Xbox (e qualquer outro console) no PC, ela não ganha vendendo hardware, nem com produtos recorrentes, como as assinaturas da LIVE. Não é de se estranhar o descaso histórico da Microsoft com jogos para Windows. Simplesmente é (bem) menos lucrativo.

        • Não é tão lucrativo quanto nos consoles, mas os recursos que eu falei, só serão possíveis no Windows 10. Isso força o povo pra migrar pro novo sistema e ela ganha com isso. Fora que a negociação dela com as publishers é diferenciada nesse caso.

        • Louis

          Já acho que a Microsoft lança jogos demais para Windows, que por sinal tem cuidado até demais – por rodarem muito bem em hardware mais fraco.

        • doorspaulo

          Bom, posso ser minoria, mas só uso o sistema da Microsoft por conta dos jogos.
          Se não fossem eles, usaria alguma distro Linux.

          ps: Windows original.

      • Marcos Balzano

        Para lembrar, a lista de jogos retro compativeis é pequena ainda.
        http://www.ign.com/wikis/xbox-one/Xbox_One_Backward_Compatibility_Game_List

    • Louis

      Por qual motivo seria a última? Ainda mais com o PS4 vendendo horrores.

  • Victor Mello

    Alguém sabe algum meio de deixar o sensor de proximidade do celular sempre ativo? Explico: Uso o Gravity Screen pra acordar o aparelho, pra evitar o desgaste do botão power. Só que para o app funcionar, é preciso que o sensor esteja ligado, mas o meu aparelho (Zenfone 6) sempre desliga o sensor depois de alguns minutos com a tela desligada. Se alguém souber de um meio, agradeço.

    • André Almeida Martins

      será q o sistema ta fechando o app após um tempo?!
      eu lembro de ter usado um app parecido com esse e na epoca, eu tive que habilitar o “modo persistente” pra que ele nao ficasse fechando td hr..

    • André Almeida Martins

      será q o sistema ta fechando o app após um tempo?!
      eu lembro de ter usado um app parecido com esse e na epoca, eu tive que habilitar o “modo persistente” pra que ele nao ficasse fechando td hr..

      • Victor Mello

        Ele já fica ativo nas notificações, o problema é q o sistema desativa o sensor após um tempo com a tela desligada

        • André Almeida Martins

          nao tem nenhuma forma de forçar o nao fechamento dele ai nao?! kkkkk

      • Victor Mello

        isso q tô tentando achar, mas desisti.

    • tuneman

      quando chegar por Passo Fundo/RS me avisa que te pago uma cerveja só por ter mencionado esse app. funcionou lindamente!

      • Victor Mello

        Costumava funcionar comigo só que troquei de celular…

        • André Almeida Martins

          o engraçado que até no Moto G de 2013 daqui, ele funciona lindamente e no seu Zenfone 6, não!
          UAshuASuhUASHhu

        • André Almeida Martins

          o engraçado que até no Moto G de 2013 daqui, ele funciona lindamente e no seu Zenfone 6, não!
          UAshuASuhUASHhu

          • Victor Mello

            Eu tinha um moto G 2014, e funcionava perfeitamente. Mas o zenfone desliga o sensor quando a tela tá desligada

    • doorspaulo

      Não sei se tem algo semelhando para o Zenfone, mas o Moto X e os Lumias tem uma função de dois toque na tela.

      Com a tela bloqueada e apagada, você da dois toques na tela e o aparelho acorda, já solicitando a senha/padrão/sua cara.

      []s

  • André Almeida Martins

    Bom, vamos la entao..
    na semana passada, deixei aqui aquela sugestão dos vídeos diários que eu tava fazendo..
    ainda nao tenho a camera e o audio que eu quero, mas pelo menos nao ta mais tremendo.. consegui até fazer um mini cenario.. kkkk

    no mais, é só isso msm.. valeu pela dica, Ghedin e pessoal do MdU! =D

    • André Almeida Martins

      a propósito, segue link do ultimo video
      https://www.youtube.com/watch?v=KU8-rgMvmas =D

      Ghedin, pode apagar se quiser..

    • André Almeida Martins

      a propósito, segue link da playlist..
      e pode apagar se quiser, Ghedin
      https://www.youtube.com/playlist?list=PLWn9Q9VQYeD9KpiWvIpgEkkL6wakm0mj1

      • Ficou bem melhor, e gostei do conteúdo também. Único problema que notei é que a iluminação parece mudar durante o vídeo (de frio pra quente, por assim dizer), e a câmera parece não estar focada.

        • André Almeida Martins

          poxa Julian.. muito obrigado mesmo!

          Eu já encomendei uma solução parecida com uma SoftBox..
          sobre a camera, ela realmente não ta ajudando.. ta com um foco meio errado e eu nao consegui ajustar! kkk noob demais!

          vou testar uma nova camera hoje pra ver se o foco e a temperatura de cor melhoram..
          valeu mesmo pelo feedback =D

        • André Almeida Martins

          Julian, MUITO OBRIGADO pelo feedback, cara!
          valeu mesmo.

          sobre a iluminaçao, ja to providenciando uma softbox.. acho q ja vai ajudar tbm com a temperatura da imagem..
          troquei a camera pra gravar hoje.. vamo ver se esse foco fica fixo, finalmente! kkk
          valeu cara.. valeu msm =D

          abraço!

        • André Almeida Martins

          Valeu Julian.. muito obrigado pelas dicas!
          vou dar um jeito de resolver esses problemas com as novas aquisiçoes! valeu demais

          =D

  • Fernando Bruno Moreira

    Ghedin, eu ouvi em um podcast que acompanho que o Patreon junto com o Pay Pal acabam pegando cerca de 20% de cada contribuição que fazemos e eles oferecem como alternativa nos tornarmos patronos pelo Pagseguro. Isso não seria uma alternativa até para o Manual do Usuário que cobra assinaturas de certa forma simbólicas, mas com um conteúdo bem legal?

    • Jorge Luis

      acho que o bom do paypal deve ser a liquidez. acho que o dinheiro fica disponível mais rápido para sacar.

    • 20%? Aqui “perco” cerca de 12,5% com taxas e custos… Estou sempre aberto a alternativas, mas precisa ser algo bastante vantajoso para justificar uma migração em massa — não quero dar trabalho aos assinantes :/

      • Fernando Bruno Moreira

        O que eles falaram é que no Pagseguro a taxa é de 5% e pediram pra quem quiser e puder, nem foram insistentes e tals, mudar a forma de patronato. Mas mantiveram o Patreon e tudo mais. Enfim, fica a dica pra você pesquisar e dar mais uma alternativa, não sendo só a única. E o Pagseguro aceita boleto, cartão nacional e tudo mais.

        • É 4,99% para receber em 14 dias e 3,99% para receber em 30 dias + R$ 0,40 por venda.

          Nunca vi nem usei o recurso de assinaturas do PagSeguro, mas uso o sistema deles sempre e quase tudo são flores.

          Sobre migrar, não me incomodaria.

  • Pessoal do Chromecast, vocês estão sofrendo com falhas em seus dispositivos?
    Quando faço o espelhamento de aba do Chrome (geralmente tocando vídeos) meu dispositivo trava e se desconecta automaticamente. Será um problema com a rede?
    Detalhe que quando faço streaming diretos de apps como Netflix isso não acontece.
    Outro problema que tenho notado é o problema de conexão. às vezes eles não aparace com um “Chromecast” e sim como um dispositivo “compatível com o Google Cast”.

    • Jorge Luis

      não notei problema nenhum. não costumo ter travamento. Mas acho que esse recurso ainda é experimental.

    • Normal aqui.

      • Saymonps

        Falando nisso vc tinha prometido um post a duas semanas atrás, longe de mim querer cobrar, mas gostaria de saber o que aconteceu.

        “Rodrigo Ghedin
        Vou guardar essa resposta para um post, nesta semana, sem falta. Ok?
        7:43 p.m., Friday June 5 | Other comments by Rodrigo Ghedin”

      • Saymonps

        Falando nisso vc tinha prometido um post a duas semanas atrás, longe de mim querer cobrar, mas gostaria de saber o que aconteceu.

        “Rodrigo Ghedin
        Vou guardar essa resposta para um post, nesta semana, sem falta. Ok?
        7:43 p.m., Friday June 5 | Other comments by Rodrigo Ghedin”

        • Sim, MANCADA minha. Tentarei encaixar esse review na semana que vem :)

          • Saymonps

            Ahahahaha
            Tranquilo Ghedin!

        • Eu cobro mesmo, tô pagando… hauhauhauha

          Cadê o post Ghedin?!?!

        • Eu cobro mesmo, tô pagando… hauhauhauha

          Cadê o post Ghedin?!?!

  • E essa nova modinha esquisita (pra não falar outra coisa) de usar máquina de datilografia em locais públicos?

    http://oglobo.globo.com/blogs/pagenotfound/posts/2015/06/18/nova-moda-hipster-usar-maquina-de-escrever-em-locais-publicos-568353.asp

    • RS
      O
      pessoal

      perdendo
      a
      mão

    • Próxima moda: mimeógrafo em locais públicos.

      • PRENSA TIPOGRÁFICA DO GUTENBERG!!

        • Leonardo

          Velhos tempos escolares, de prova cheirando a alcahol!

          • thiagones80

            Ahhhh cheiradinha na prova ou na circular do colégio!! tempos aureos! hahahahahahahaha

        • Harlley Sathler

          Não exatamente a do Gutemberg, mas li um dia desses que a nova moda em cartões de visita é ter um feito pelo processo de tipografia. O problema é que quando vendiam as caixas com os tipos (são caríssimos, aliás), os símbolos @ e # não eram muito usados, então não vinham em grande quantidade como as letras, por exemplo. Agora tá faltando os tipos com esses símbolos.

          • Barbaric Boomerang

            Vou me adiantar e lançar meu cartão de visitas em uma pedra escrita com um pedaço de carvão.

      • Luis Cesar

        Te inebriando com aqueler exalar alcoólico…

        • As provas com aquele cheirinho de álcool. Dava um barato que só.

    • RS
      O
      pessoal

      perdendo
      a
      mão.

      Aliás, o próximo review hipster do Manual do Usuário poderia ser o de máquinas de escrever em público. O que acha, @ghedin:disqus ? Uma experiência filosófica.

      • Hahaha, seria sensacional!

        • Tenho uma aqui em casa que “herdei” do meu falecido avô, que por sua vez herdou do pai dele.

          Empresto de boa pro review :P

      • Nova seção no MdU: posts feitos em uma máquina de escrever.

        • Xerocados no DCE e enviados pelos Correios como carta social (hey, inventei o fanzine!)

    • Frederico

      Nada como fazer um paper com estilo né. Latex é pros fracos.

  • Bom dia, quero comprar um roteador pra uso doméstico mas com algumas funções interessantes, o que vocês acham deste modelo?
    Roteador Cloud D-Link Dir-816L Wireless Ac750 Dual Band 2.4Ghz e 5Ghz Até 750Mbps Com Porta USB

    Custa entre R$ 200 e R$ 230

    http://www.saraiva.com.br/roteador-cloud-d-link-dir-816l-wireless-ac750-dual-band-24ghz-e-5ghz-ate-750mbps-com-porta-usb-7745458.html

    • Karel Cristian

      Amigo, vc tem ou pretende adquirir um device que tenha padrão ac?

      Esse router ele não é muito bem-visto pelo pessoal mais especializado. Na verdade, a maioria dos ac ainda não são muito bem aceitos.
      Se você tiver uma conexão de altíssima velocidade, a la fibra, tem que ser esse nível. Mas, vc mencionou uso doméstico; eu acho que tem outras opções mais baratas e até melhores pra sua necessidade, fora do padrão ac.

      Vou pesquisar (tô um pouco desatualizado sobre o assunto) e trago uns modelos pra ti.

      • O que é padrão Ac? Em casa tenho um Ps3, Xbox 360 (futuramente um Xone), iPad e alguns lumias, meu pc conecto via cabo mesmo.

        • Karel Cristian

          Padrão 802.11ac é ultimo padrão de rede wifi, atualmente. O padrão do seu e do meu, provavelmente, está dentro do b/g/n.

          O c permite a transmissão de dados dentro da faixa de 5Ghz, tem um “melhor alcance” (que nem sempre acontece), o sinal dele para uma outra placa de rede com padrão c é direcionado, não uniforme como os antigos, entre outras melhorias, e lógico as taxas de transmissão são muito altas. No entanto, essa tecnologia sem fio é Half-Duplex, se você for usar para jogar online vai causar um lag enorme pois para enviar dados o roteador precisa parar de receber e vice versa.

          Mas só o fato de você desconhecer o padrão, já quase anula a necessidade dele. Seus dispositivos, se não me engano, nenhum usa o padrão atualmente. O padrão em si vai passar por uma modificação em breve. E os dispositivos com padrão c que atualmente estão no mercado brasileiro, dentro da sua faixa de preço, são de entrada. E não são muito bons, é só pegar os reviews da Amazon (o que vc citou: http://www.amazon.com/D-Link-DIR-816L-Wireless-Router-Antennas/product-reviews/B00HGLOUK2/ref=cm_cr_dp_see_all_summary?ie=UTF8&showViewpoints=1&sortBy=byRankDescending )

          Eu acho que o ideal é pegar um bom padrão N com uma entrada USB (se ela for realmente necessária) e pronto.

          Mas, vamos lá, você precisa de um grande alcance wifi?

          • Não preciso de um grande alcance porém tenho algumas barreiras, o xbox fica na sala e duas paredes atrapalham um pouco.

          • Karel Cristian

            Ok, vou esperar o @malcriadorj:disqus responder o que acabei de perguntar pra ele.
            Se o alcance dele for ok, pra sua necessidade, ele é o recomendado.
            Tá aew no MercadoLivre por seus 250 e tem DD-WRT pra ele, um bom processador, com uma quantidade ok de memória, uma ótima opção.

    • Lá em casa, já uso há 2 anos o TP-Link WDR4300, e indico de olhos fechados. Tem tudo isso aí, duas portas USB e é mais barato, porque não é padrão ac (padrão n, em casa, tá ótimo. Principalmente em 5GHz, que na minha vizinhança parece que só eu uso).

      • Karel Cristian

        Ia indicar ele, mas antes perguntei sobre a questão do alcance.
        Como é que tá teu alcance aew? Tem gente que reclama do alcance dele.

        • Moro num apartamento de 2 quartos e ele atende perfeitamente. O diferencial, eu acho, é a rede de 5GHz, que só eu uso no prédio.

      • Vou pesquisar este modelo.

      • Me falaram que Tp link perde conexão com frequência, isto procede?

        • É raro, mas acontece. Reinicia ele, e td volta ao normal.

        • Karel Cristian

          hahaha garanto que não.

          Deixa explicar a minha situação aki, tenho dois roteadores.
          Eles trabalham junto dentro de uma mesma rede wifi. É um 941ND e o 841N. O 841N é o que recebe o cabo de rede que sai da porcaria da Oi. E o 941 fica na sala recebe o sinal e manda cabeado pra televisão, pro Blu-ray e pro meu Raspberry PI, de bônus, também gera uma rede wifi igual a do 841 e os dispositivos sempre escolhem a que está mais forte. O meio da casa tem sinal full em qualquer lugar.

          O 841 acabo reiniciando sempre por causa da Oi (que é uma porcaria infinita e o modem tá na mesma extensão do roteador, então eu só puxo a tomada grande rsrs), mas o 941 passa de semanas sem ser reiniciado. Estabilidade incrível.

          Mas, a ressalva, eles estão usando DD-WRT. O 841 eu nem usei o oficial, já fui tirando da caixa e jogando DD-WRT.

  • piDog
  • Frederico

    Ontem estava assistindo TV (!!!!!) e liguei na ESPN. Tá o Ballmer entregando cupcakes numa fila.

    Que tempos são esses, amigos.

    • cupcakes! cupcakes! cupcakes! cupcakes! cupcakes!

      • Harlley Sathler

        Acho que “Developers! Developers! Developers!” não tava dando tanto IBOPE assim! Mas tá aí uma cena que eu queria ter visto!

  • Já tem um certo tempo que o povo começou a ficar muito chato com o spoiler. Mesmo aquele filme que passou 1000x na globo, vc não pode falar nada pra quem ainda não viu (!), que a pessoa fica com raiva…ou ao menos dá uma bronca.

    O que pensam a respeito?

    • Luis Cesar

      Procuro respeitar e até um certo tempo depois.Tanto para filmes, séries ou games. Mas depois de um ano, ano e meio…vai me desculpar.

      Lembro quando eu ainda frequentava o fórum do UOL Jogos um cara chilicou freneticamente porque eu comentei o final de DMC do PS2 com um user lá. Isso foi em 2007 sendo que o game era de 2000.

      • Eu não gosto de spoiler, e acho desnecessário soltá-los em lugares públicos. O argumento temporal também não convence — ninguém leu todos os livros do século XX, ou viu todos os filmes dos anos 1980, por exemplo.

        Há formas de comentar uma obra sem estragar um eventual fator surpresa, ou contar o final. Dá mais trabalho, mas é perfeitamente possível — ainda que, em muitos casos, o povo só solte spoiler para construir a própria imagem ou sacanear os amiguinhos…

        • thiagones80

          concordo com vc… mas tbm concordo que certas coisas, fica muito muito muito muito complicadas de evitar.

          Quando alguém não viu um filme romeno de 93 sobre a história de uma rosa que é esmagada por um carro soviético, dá pra entender.

          Mas quando a pessoa não consegue acompanhar um filme épico, que marcou época ou foi fenomeno pop de dois anos atrás fica dificil. A pessoa precisa ao menos entender que ela não pode ficar puta por descobrir que o ET acende o dedo para curar o Eliott. E vc perde em muito na hora de conversar não podendo usar nada que dê um spoiler do que me referi.

          Eu não consigo acompanhar algumas séries e sei que com isso fico exposto… paciência… séries fenomenos é impossível

          • Essa do ET eu não sabia kkkkkk tudo bem, tive bastante tempo pra ver este filme mas nunca tive interesse.

        • Luis Cesar

          Acho que o problema maior que está acontecendo hoje é que tem pessoas que não querem saber de nenhum spoiler, estando praticamente o dia todo nas redes sociais lendo de tudo.

          Sobre a questão temporal, se a obra é mais antiga e você passar totalmente spoiler free, acho difícil. Há uma presunção aí de que a pessoa já tenha visto. Acho que em pleno 2015 alguém reclamar de spoilers de The Empire Strikes Back é folguinha, né? A própria tv e internet ficam a todo momento fazendo alusões à obras mais antigas. Claro, eu não vou ficar cutucando ninguém que não esteja interessado, querendo falar o final do filme.

          Acho que se restringir de comentar com alguém interessado a respeito e tem uma terceira pessoa que está por perto e você não tem nem ideia se viu ou não…é complicado.

          Não sou de mandar spoilers gratuitamente. Gritar “quem já viu filme tal?, não? vou contar o final…” aí não, rsrsrs

          • Acho que, no fim, isso é apenas um dos sintomas do verdadeiro problema: passamos muito tempo em redes sociais e falamos (e lemos) muita bobagem por lá.

          • Luis Cesar

            Elas tem restringido bastante a descoberta de coisas legais.

        • Spoiler: pule direto do Psicose para o Psicose 4. De nada.

          • Esse é um bom spoiler, um spoiler DO BEM!

          • Por que o lance com Psicose? Tá vendo Bates Motel? Se não estiver, veja, porque tem várias referências (embora seja uma série até chatinha).

          • Nem, nunca vi Bates Motel, não me atraiu muito. Lembrei dele por acaso, estava tentando lembrar de um filme com uma boa REVIRAVOLTA e foi o que me veio primeiro à mente.

          • Já viu os dois que mencionei?

    • Não solto spoiler na net e se estou falando pessoalmente com alguém sobre um filme ou série, pergunto se a pessoa se incomoda, se falar tudo bem eu conto até o final, spoiler me incomoda por isso procuro respeitar também.

    • Um dia desses, fui criticado por dar spoiler(???) de que o Kirk morre em ST: First Contact, um filme de 20 anos! Essa geração leite com pera é muito cheia de mimimi. Particularmente, sempre gostei que me contassem os filmes até o fim, não tenho o menor problema com isso. Já assisto sabendo o que esperar e presto mais atenção aos detalhes.

      • Mas você não acha que isso empobrece a experiência? Se você sabe de antemão um plot twist grandioso, o impacto dele na história não diminui — e a intenção do autor, não acaba alterada?

        • Nunca achei, Ghedin. Pelo contrário: filmes com muita ação, tipo este último Vingadores, eu assisto a primeira vez para ver a história, e a segunda para prestar atenção aos detalhes. Se já sei a história e desfechos, posso ver mais relaxado. Mas isso sou só eu, eu sei disso.

          • Ah, mas Vingadores não é parâmetro? (Tem história? haha)

            Falo de filmes em que há plot twists centrais à trama, como Psicose. Eu assisti pela primeira vez em 2012, 52 anos depois dele ter estreado, sem saber nada da história. E foi legal demais pelas surpresas do enredo.

          • Sim, filmes como O Advogado do Diabo e Seven também são diferenciados. Mas a simples revelação do conteúdo nem sempre vai revelar a forma. E o grande barato, em geral, está na forma, no caminho percorrido. Por essas e outras, vc teria que perder muito tempo contando O ADV. do Diabo pra alguém, o que inviabiliza o spoiler. O final só amarra pistas dadas durante todo o filme.

          • Ranner Barbosa

            Eu concordo com o ponto de vista dos dois, porem tenho ressalvas apenas para: spoilers de por ex, reviravoltas em um filme, mortes que você realmente não sabe que vai acontecer, coisas do tipo, pois eu acho que enquanto você assiste, e essas coisas acontecem em um filme e você não sabe que vai acontecer, isso acaba tendo o poder de te “chocar”. Já quando você ja sabe o que vai acontecer, seja uma morte, seja essa reviravolta no plot twist etc, você ficar esperando por aquilo, e a experiência do filme acaba prejudicada sim, pois não há mais aquela surpresa.

          • Saulo Benigno

            Pergunta básica: E sexto sentido?

            O filme e experiência muda completamente você já sabendo o final.

          • Sexto Sentido, pra quem já tinha visto Os Outros(ou vice versa, não lembro qual veio antes) dava pra desconfiar.

          • D’ Carvalho

            Lembro de um cartaz do filme “Marley” em frente ao cinema e uma pichação: “O CACHORRO MORRE NO FINAL”.
            Pensa em uma pichação maldosa rsrs

          • D’ Carvalho

            Puts, acabei dando spoiler do filme.

          • Saulo Benigno

            É sensacional ver um filme antigo assim e ser pego de surpresa não? Muito bom mesmo.

            O melhor é você assistir e se dar conta que esses filmes estão cheio de ‘argumentos'(?) no plot que hoje em dia são clichês e mas naquela época era tudo novidade, não era clichê e tudo de hoje veio dali… é muito legal.

            Dia desses assisti pela primeira vez “Intriga Internacional” também do Hitchcock e fiquei abismado como tanto filme de ‘espião’ tem coisa copiada dele :)

          • tuneman

            eu assisto de novo por que o 3D costuma ser muito escuro e quando sai o torrent (BD Rip) eu posso olhar melhor pros detalhes e efeitos.

          • Isso.

          • Ranner Barbosa

            Sei que isso ja é outro assunto, porem: praticamente evitar sempre 3D, que é uma BOSTA e mal utilizado, porem esses filmes de efeitos especiais espalhafatosos a galera curte botar 3D só pra vender, mesmo sabendo que o filme não foi feito pro formato

          • Acabei de ver Jurassic World(achei uma merda) e só vi em 3D pq só havia opção em 3D. Maldito mercado.

          • tuneman

            aqui em Passo Fundo é complicado. Só tem 1 cinema com 1 sala 3D e 1 analógica. Quando saiu Guardies da Galaxias passaram ele na sala analogica. me recusei a ir assistir.
            o Mad Max teve o 3D menos ruim dos que já vi.

          • D’ Carvalho

            Mesma coisa!
            Achei que era apenas as salas de cinemas de minha cidade (mariga), mas parece que imagem escura é fato para todos.

    • Vai parecer uma das minhas sacanagens, mas é fato: minha mulher ainda não tinha visto “O Demolidor” (aquele com Stallone e Wesley Snypes) até uns dias atrás. Cansei de tentar fazer piada com as 3 conchinhas sem sucesso e botei a danada pra ver. Passava praticamente todo domingo à tarde na Globo, mas ela, de alguma forma, não viu! Vai entender…

    • Yago G.

      Se é legal por que não posso falar? Mais uma modinha nada a ver; até a palavra “spoiler” é modinha. Eu gosto de contar e fazer a pessoa viajar, as vezes fica mais interessante eu contando do que assistindo.

  • Vagner Aniceto

    Acabo de comprar uma Mi Band. Fiquei impressionado como o monitoramento de sono funciona bem. Acertou com precisão a hora que fui dormir e acordei. É compatível com o Smart Lock do Android e a função de alarme é bem legal (inclusive me salvou hoje, porque não ouvi o alarme sonoro). O app Mi Fit está em português e integra com o Google Fit. Só não testei a função de ela vibrar quando alguém me liga. Se quiserem fazer alguma pergunta sobre o gadget, tamos aí.

    • Luis Cesar

      Eu estava interessado numa dessas. Você comprou via importação?

      • Karel Cristian

        Eh bem fácil achar por importação, o negócio é o lindo imposto.

        • Vagner Aniceto

          Paguei vinte e poucos reais de imposto.

          • Luis Cesar

            Hum, aceitável.

          • Sortudo. Me taxaram em mais de R$ 50 (un danado ICMS importação de Minas Gerais)

      • Vagner Aniceto

        Sim comprei no DX por 20 dólares. Vi em outros sites mais barato, por volta de 14 dólares, eu acho, mas nunca tinha comprado em nenhum deles. o DX mandou bem rápido.

    • Eu tenho e são as funções que realmente me interessam. O contador de passos é meio falho.

      • Vagner Aniceto

        Até agora marcou as distâncias percorridas com razoável precisão para algo medido com o acelerômetro, mas realmente não é páreo para um endomondo ou runkeeper usando o gps do smartphone..

        • Ah, tem um app chamado Mi band notifier que permite você selecionar vibrações na pulseira quando receber notificações, com cores diferenciadas para cada aplicativo. Testei aqui e funcionou de boa.

  • Luis Cesar

    Não sabia que o Facebook caçava as pessoas pelo nº do celular. Ontem à noite eu havia pego o email e cel de uma amiga da faculdade. Bastei adicionar o número ao whatsapp e hoje o nome dela já estava na minha página do FB como sugestão de amizade.

    Mesmo sendo bem restritas, preciso rever as minhas configurações de privacidade.

    • Pode, de duas formas. Se você inserir o número do celular no seu perfil e deixar as configurações no padrão, outras pessoas podem encontrá-lo pelo número. A outra é quando você dá acesso à agenda do celular aos apps do Facebook ou Messenger. Aqui explica melhor: http://gizmodo.uol.com.br/facebook-agenda-whatsapp/

      • Luis Cesar

        Eu olhei minhas configurações e não lembrava que já havia restringido essa busca apenas a amigos. Eu também botei o número dela na busca e não retornou nenhum resultado. Eu acho que nesse caso o FB fez uma coisa que ele negou nesse post do Gizmodo: a de ter acesso direto a sua agenda para sugerir amizades.

        • Mateus Azevedo

          Até onde me lembro, o Facebook acessa a lista de contatos para sugerir amigos na rede. Ou no caso de alguém que recém criou a conta, para avisar quais seus amigos já usam a rede, facilitando adicioná-los.
          Se tem como evitar/bloquear, ai já não sei…

          • Luis Cesar

            Quais contatos? Por que no meu caso, ficou bem claro que ele acessou o Whatsapp, e nesse post do Gizmodo (link acima) ele nega essa prática.

          • Luis Cesar

            Quais contatos? Por que no meu caso, ficou bem claro que ele acessou o Whatsapp, e nesse post do Gizmodo (link acima) ele nega essa prática.

          • Mateus Azevedo

            Chegou a adicionar a pessoa nos contatos do telefone (agenda)?
            Se sim, talvez o app do Facebook usou essa informação para sugerir a amizade.
            Se não, ai temos um problema :P

          • O que eu acho que rola: se essa pessoa que o Facebook sugeriu cadastrou o número dela no Facebook, e você tem esse contato no seu celular e o app do Facebook ou Messenger instalado, um desses dois “coletou” o número e cruzou com o perfil da pessoa no Facebook. Aí ficou fácil fazer a sugestão de amizade.

    • O Facebook faz mais que sugerir pessoas. Mês passado meu pai comprou um smart pra ele, e quando inseriu número no WhatsApp, já apareceu o nome dele e foto do perfil (uma que ele foi marcado no Facebook). Tudo automaticamente, ele n precisou fazer nada.

  • Harlley Sathler

    Um amigo meu, voltando da Europa, me trouxe um desses: http://www.goclever.com/uk/products,c1/smart-wear,c114/chronos-eco,a455.html

    A plataforma ainda tá no comecinho, mas até que estou gostando. Dizem que a bateria aguenta 3 semanas. O display parece ser transflexivo, então é bem legível sob luz direta. Está comigo há poucos dias, então não testei muito extensivamente, mas até agora parece que funciona direitinho. A única bronca que tive é que não consigo usá-lo como dispositivo confiável no android. O aplicativo indica que ele está conectado, redireciona para ele as notificações, aceita comandos dele (disparar a câmera e rejeitar chamadas, por exemplo) mas o sistema em si não vê um dispositivo conectado. O ícone do bluetooth na barra de status fica como se não tivesse nada conectado ao telefone.

    • Vagner Aniceto

      De repente eles resolvem um um update, como a Xaomi fez com a Mi Band.

    • Vagner Aniceto

      De repente eles resolvem um um update, como a Xaomi fez com a Mi Band.

      • Harlley Sathler

        É o que estou torcendo para que aconteça! O interessante é que o hardware é o mesmo de uma versão chinesa, Weloop Tommy, mas com firmware e aplicativos diferentes. O legal é que dá para alternar entre os firmwares europeu e chinês, mas o europeu acho que tá mais maduro. Já descobri umas coisas interessantes como um criador de “faces” para o relógio. Estou gostando até agora. Apesar do visual meio parecido com o Pebble, ele é muito bem construído.

    • Parece um Pebble. Se nem o Android Wear tem apoio total dos desenvolvedores, e o Apple Watch, com todo o apoio, ainda precisa convencer sua utilidade, apostar numa plataforma desconhecida é bastante arriscado.

      • Harlley Sathler

        Pelo preço… Mais ou menos a metade do valor de um Pebble na Europa. E basicamente cumpre o que eu esperaria de um smartwatch: Mostrar as horas e receber as notificações do celular.

      • Harlley Sathler

        Pelo preço… Mais ou menos a metade do valor de um Pebble na Europa. E basicamente cumpre o que eu esperaria de um smartwatch: Mostrar as horas e receber as notificações do celular.

  • rasafec

    Alguém ai já testou o Ubuntu no Chromebook? Se der pra usar ele com Ubuntu a coisa fica MUITO mais interessante.

    • Marcos Balzano

      Tem sim, eu instalei o Tails, mais por neurose do qualquer outra coisa. Mas já brinquei com Ubuntu 12.04LT nele e roda na boa, mas sugiro instalar o Lubuntu.

      • rasafec

        Ai dá pra usar ele como um notebook linux normal? Usar todos os programas e tal.

        • Mateus Azevedo

          Teoricamente sim. Mas o problema ai deve ser o armazenamento limitado…

        • Se vc for um usuário totalmente online, talvez.

        • Marcos Balzano

          Sim!

        • Marcos Balzano

          Você vai ter 2 problemas, pouco armazenamento e baixo desempenho, ambos já são conhecidos, pois é um Chromebook, por isso a recomendação do Lubuntu, que foi feito para rodar em Netbooks e hardware antigos, onde ele consegue rodar inteiro da memória ram, por volta de 1.5GB.

    • Não é melhor comprar um notebook basico com i3, 4gb e que seja leve?

      • Frederico

        Ou um Asus T100. Esses dias Tava 1050 na americanas.

      • Frederico

        Ou um Asus T100. Esses dias Tava 1050 na americanas.

      • rasafec

        De repente num preço mais abaixo de 1000 reais o Chromebook se torna mais interessante.

        • Marcos Balzano

          Comprei o meu por 700 reais e paguei 630 com os 10% de desconto do boleto. Eles estão que nem os MOTOS da vida, sempre em promoção.

    • Pierre Diniz

      Ia postar sobre o Chromebook aqui, mas vou aproveitar o gancho no seu post…
      Tá valendo a pena comprar um? Mexi no da Samsung e fiquei impressionado com a leveza e a velocidade dele. Pra mim, seria um ótimo meio termo entre o notebook pra email/textos e a praticidade do tablet pra netflix, youtube e navegação.

      O que vocês acham?

      • Samsung anunciou hoje o Chromebook 2, com Celeron e tal. R$ 999. Eu esperaria por ele, o acabamento parece melhor. (Mais brega, com a costura fake na tampa, mas melhor que o do primeiro, que é bem frágil.)

        • Pierre Diniz

          Também tinha uma versão dele na gringa com o Exynos 5420, né? Será que o Celeron dá conta do recado igual ele?
          Quanto à costura, não me incomodo muito, já que só vou usar ele em casa.
          Outra coisa que me deixa preocupado é com o uso de RAM. Se o chrome for guloso por memória no CB igual é no Windows, já seria um fator que me deixaria com um pé atrás.

          • O Celeron é mais rápido, mas deve ter ventoinha — o grande barato do Chromebook da Samsung original era sem fanless. E quanto a RAM, depende muito do seu perfil. Se for um maluco das abas, com +20 em toda sessão, pode faltar. Mas com uso moderado, até umas 10, não chega a ser problema. (Comigo, pelo menos, não deu.)

          • Pierre Diniz

            Fico entre umas 10 ou 15. Mais do que isso, me perco na selva de abas kkkk
            Então, essa parte da ventoínha que me fez gostar dele. Leve, prático e silencioso. Posso estar exagerando, mas tive a sensação de usar o chrome num iPad com teclado.

          • Sim, é exatamente essa a sensação! Só não é completa porque ele parece um notebook da Xuxa (plástico fraco, range inteiro só de olhar), problema que, pelo que li de reviews do novo modelo lá fora, foi amenizado na nova versão.

          • Pierre Diniz

            Notebook da Xuxa é dose kkkkkkkk
            No que eu mexi na loja da Samsung, não me pareceu tão frágil assim, deve ser porque me acostumei com meu RV411 velho de guerra.
            Vou ficar de olho nesse Chromebook 2. Preciso terminar de pagar meu Moto X antes, então talvez pegue só no fim do ano. Até lá já deve cair pra uns 799 ou menos.
            E quanto aquela história do Chrome OS rodar apps de Android? Em que pé ela anda?

          • É, o RV411 não é parâmetro :) Minha irmã tem ou tinha um, acho o acabamento dele horrível.

            Está rodando, acho. A última notícia que tive é que alguns apps já estavam funcionando, como o Vine.

          • Marcos Balzano

            Os apps estão chegando aos poucos, está tendo um controle de qualidade maior do Google.

          • Marcos Balzano

            Os apps estão chegando aos poucos, está tendo um controle de qualidade maior do Google.

  • Marcos Balzano

    Alguns tópicos para o PL, vou fazer à lá Ghedin e postar um por comentário.

    Intel Edison(x86) + Romeo com suporte a Arduino

  • Marcos Balzano

    Skype na Web/ E o Aproach da M$ no seus aplicativos, tentando ser onipresente em todas as plataformas. E como isso pode fazer a Apple mudar seu estilo

    • Como isso pode fazer a Apple mudar seu estilo?

    • A apple não tá nem ai pra microsoft. Pelo menos no quesito apps.

  • Marcos Balzano

    Novo feature no GMaps, que avisa se o seu destino vai estar fechado, ou fechando durante seu trajeto

  • Marcos Balzano

    Novo feature no GMaps, que avisa se o seu destino vai estar fechado, ou fechando durante seu trajeto.

    • Eu fico com medo dessa dependência exagerada. Acho melhor saber o horário de funcionamento do local antes de sair.

      • Marcos Balzano

        Se não é um lugar que você conhece, vai pesquisar no Google que horas ele fecha, ou ao menos o site deles, isso só facilita. Mas sim, isso pode ser muito prejudicial, mas “in the long run” saca?

  • Marcos Balzano

    Zen Phone 2

  • Marcos Balzano

    AMD R9 Fury X

    • aqui no brasil, só pra abastados.

      • Marcos Balzano

        A $650 no modelo de referencia, vai chegar no Brasil por volta dos 4K.

  • Marcos Balzano

    Xiaomi(Mi) chegando no Brasil.

    • Vamos ver se eles vão adotar reserva de mercado ou vão chutar o balde e vender os aparelhos com preços de aliexpress.

  • D.

    Post livre parece lugar pra #trocolikes #sdv #followfriday e afins…

    • Discorra. (Não entendi.)

    • Luis Cesar

      Não entendi [2]

    • Se vc quis trollar, falhou miseravelmente.

      Valeu.

    • Louis

      Infelizmente se tornou isso mesmo.

    • Louis

      Infelizmente se tornou isso mesmo.

  • David Matheus

    Alguém sabe explicar o motivo do Facebook querer sempre exibir um feed de notícias com ‘conteúdo selecionado’ em vez de exibir os mais recentes? Toda vez preciso mudar essa configuração.
    Será que eles não perceberam que eu não quero ver o mesmo post 50x?

    • Mateus Azevedo

      Aqui ele meio que “lembra” a seleção, mas volta e meia volta o padrão.
      E sim, é chato o cara entrar 3 vezes ao dia no site e ver exatamente o mesmo conteúdo ¬¬

    • O Facebook quer controlar o que você vê, simples assim. Antes dar de cara com o mesmo post bobo (mas provavelmente cheio de comentários e curtidas) do que com conteúdo que não te interessa nem de primeira, publicado por gente com quem você não se importa.

    • O Facebook quer controlar o que você vê, simples assim. Antes dar de cara com o mesmo post bobo (mas provavelmente cheio de comentários e curtidas) do que com conteúdo que não te interessa nem de primeira, publicado por gente com quem você não se importa.

    • doorspaulo

      Uma dica:
      Selecione a opção “Mais Recentes” e coloque como favorito no navegador.
      Desta forma, sempre que abrir o Facebook, ele estará na opção “Mais Recentes”.

      []s

  • Tenho pensado numas seções novas para o Manual do Usuário e queria o feedback de vocês. Gosto de seções porque dá alguma previsibilidade à pauta, o que facilita para mim. São estas:

    Vídeos da semana. Sempre encontro um ou outro vídeo legal, mas que não chega a valer post porque ou não tem muito a ver com o site, ou não é tão legal a ponto de justificar um post só para ele. No caso, reunir semanalmente alguns desses e dar um pouco de contexto. Tipo um mini-Upworthy, mas sem as chamadas clickbaiting.

    Comentários cínicos a notícias irrelevantes. “Músicas da Taylor Swift não estarão no Apple Music”, “artista imprime Wikipedia em 735829 volumes” e por aí vai. Seria um modo de ser babaca e criar algumas inimizades no meio, mas há tanto material do tipo sendo desperdiçado que é um pecado ninguém fazer isso.

    Indicação personalizada de smartphones. O leitor interessado em comprar um novo smartphone, mas que não tem ideia de qual atenderá as suas necessidades, preenche um formulário e eu, depois, respondo indicando uns dois ou três modelos. Serviço gratuito, o agradecimento é comprar pelos meus links de referência. E assinante do site tem preferência na fila.

    • E a seção tretas, apresentada por mim. u.u

    • thiagones80

      As duas primeiras são bem legais! A segunda vai trazer um haterzinho ou outro, mas administramos…….

      Já a terceira……sei não viu. Fazer isso sozinho, correr o risco de nego reclamar na sua orelha que o smart que vc indicou não é o que ele queria e mimimi a parte….

      Eu não traria tal sarna para minha cútis ficar irritada a ponto de ter que esfregar minhas unhas contra ela.

      EDIT: Mas a indicação de Smartphone pode ser feita offline, sem formulário.
      Algo como “Smartphone da Semana para leigos” “(…) para quem gosta de jogar” ” Para quem quer trabalhar… ”

      • Concordo 100%, principalmente quanto à terceira. Tem tudo pra dar problema.

        • thiagones80

          é o famoso “Vai dar merda, capitão” hehe

          • Mas aí rolaria um DISCLAIMER grande, do tipo “não me responsabilizo por nada blablablá.” Eu me garantiria, né? Acho que falta isso, um aconselhamento mais acessível (fóruns e grupos no Facebook são caóticos) por alguém com conhecimento (posso até errar às vezes, mas tenho contato com um bom número de aparelhos).

          • Melhor indicar alguns, mandar o cara usar a ferramenta de comparação do Tudocelular e ser feliz por conta própria.

          • Acho que nem assim viu, Ghedin. A pessoa ganha um favor e ainda sai falando mal pela redes sociais ( Como no caso do famoso brocardo Nenhuma boa ação sai sem punição).
            Faz uma semana teste e vê o que acontece.

          • Brocardo? Temos um jurista aí?

          • Sim, jurista não praticante.

          • Faz bem, faz muito bem…kkkk

          • Por que amigo, experiências ruins?

          • Sou advogado. Precisa falar mais?

          • Não. Meus amigos e minha namorada me relatam essa aventura diária…

          • Karel Cristian

            Me ajuda, preciso colocar a Oi na justiça. Fazer uma operação lava-jato na Oi. Assino 10 Mb recebo 300 kbs. rsrsrs

          • thiagones80

            Garantia? Judicialmente, sim.

            Pentelhação, não.

            A idéia é legal, eu mesmo que conheço um pouquinho, só indico os de sempre (Moto E, G, X. Samsung S6 e iPhone´s) por pura falta de ter contato com mais aparelhos e saber a real deles. Seria com certeza um bom serviço.

            Mas o que eu vejo, lidando um pouquinho com o publico leigo (é esse que vc vai receber visitas quando fizer esse formulário, não?) é que eles são muito ruins de informar o que realmente querem e não leem muitos disclaimers. Posso estar errado, mas vc vai se amarrar com uma escolha de desconhecidos de forma quase oficial.

            E ai tem tua rotina do dia a dia, dependendo da quantidade de solicitações que recebe (estou falando sem ter dados de visitas, e etc).. em quanto tempo vai atender. Mas ai é contigo.

            por outro lado, se vc consegue um bom número de compras vai ser bom para as finanças do site.

          • Witaro

            Talvez uma boa fosse inverter isso. Achar donos de alguns celulares BASTANTE satisfeitos com sua escolha (do tipo não troco por nada!) e relatar as justificativas para este ser melhor do que algum outro (seja da moda ou mesmo melhor do ponto de vista geral). Melhor ainda se já passou por alguns antes. Quase uma espécie de interrogatório (uma vez que o especialista saberia ir nos pontos chaves nas comparações). No final o resultado/laudo poderia ser algo como, “João fez uma boa escolha para suas necessidades e bolso” ou “João não sabe de nada, o smart tal seria uma escolha melhor por conta disso e daquilo”.

          • Frederico

            Acho uma boa

          • Witaro, também sou contra, por causa do efeito backfire. Se a pessoa gastou dinheiro, ela vai até o fim defender aquele modelo, a não ser num caso de uma merda muito grande. Por exemplo: minha mulher andou pensando em comprar um Asus Zenfone 5. Conheci 2 pessoas que o têm e acham um excelente aparelho, mas os dois concordam que a bateria dura pouco. Mas continuam recomendando, entendeu?

          • Witaro

            Certo, mas aí cabe à investigação identificar que a pessoa se deixou levar por esse efeito. A ideia não é aceitar a opinião dela. Mesmo assim, talvez se descubra que devido a rotina dela (e os usos que faz do celular) a bateria não seja realmente uma prioridade (frente a outros ganhos). A descrição do “caso” daquela pessoa pode ser útil para outras se identificarem ou não com o perfil e assim decidirem pela compra do modelo específico.

          • Witaro

            Certo, mas aí cabe à investigação identificar que a pessoa se deixou levar por esse efeito. A ideia não é aceitar a opinião dela. Mesmo assim, talvez se descubra que devido a rotina dela (e os usos que faz do celular) a bateria não seja realmente uma prioridade (frente a outros ganhos). A descrição do “caso” daquela pessoa pode ser útil para outras se identificarem ou não com o perfil e assim decidirem pela compra do modelo específico.

          • CSI Witaro

          • Todo review negativo que eu publico recebe, uns meses depois, comentários de gente que tem o gadget defendendo a aquisição. Por isso gosto do formato aqui (analiso coisas que me mandam, raramente objetos meus) e de sites grandes, porque de certa forma ele me isenta dessa relação sentimental que pode surgir com algum gadget. (E é por isso, também, que fiquei meio decepcionado com os reviews do Apple Watch.)

          • Faz um “termos de uso” que tá beleza :D

          • Barbaric Boomerang

            [ ] Li e concordo com os termos de uso.

          • Hahahaha

    • Frederico

      Gosto da idéia dos comentários cínicos.

    • Acho que devia ter seção de Horóscopo e o Santo do Dia.

    • Pierre Diniz

      Curti a ideia dos comentários cínicos. Seria legal ver esse “lado Cardoso” do Ghedin de vez em quando.
      E acho que você poderia estender a ideia do terceiro item pra mais gadgets, como notebooks ou tablets. Muitos amigos e parentes me perguntam com frequência se conheço algum note ou tablet legal pra comprar.

    • rasafec

      Vai em frente.

    • Comentários cínicos e notícias irrelevantes, já acontece de certa maneira. Acho bacana e daria uma certa relaxada em artigos mais profundos. Nisso, absorva os vídeos da semana, acho que cabe tudo no mesmo pacote.

      Indicação de smart? Não sei, tem um limbo aí quanto a cara do site, parece que vai descaracterizar alguma coisa. Não sei, estou confuso.

    • Interessantíssimos os temas. o segundo, obviamente é o que aguardo mais. uahuahuahuahu

    • O primeiro e o segundo são interessantes

    • O vídeos da semana podia entrar na sexta ou no sábado, no clima de ~descanso.

    • O vídeos da semana podia entrar na sexta ou no sábado, no clima de ~descanso.

    • Vagner Aniceto

      Gostei muito da segunda ideia.

    • Concordo com o pessoal em relação a terceira ideia, dor de cabeça demais pra pouco retorno.

      Cheguei a oferecer um serviço parecido. Eu instalava e otimizava o WordPress de graça, mas o leitor assinava com a hospedagem usando links de afiliados de empresas que eu recomendava.

      Se a empresa em questão fazia qualquer merda, o culpado era eu. Algo que começou de forma inocente, pra poder ajudar e ganhar uns trocos aqui e ali, me deu uma puta dor de cabeça por meses.

    • doorspaulo

      As duas primeiras acho bem válidas, mas a terceira não tenho uma opinião formada.
      Explico. Já existem centenas de fóruns com sessões dedicadas a isso (HardMob, Adrenaline e Clube do Hardware, citando só os maiores).
      Não acho que o trabalho de moderar uma área dessa valha o esforço.

      []s

      • Não seria uma área, seria uma consultoria particular. Aí reside o diferencial para fóruns — que nem sempre são receptivos e, com frequência, dão umas dicas meio furadas.

    • André Almeida Martins
      • Vi sim, respondo em breve. (Mals a demora!)

        • André Almeida Martins

          to no aguardo! =D

    • O primeiro não me interessaria, talvez se superar qualquer expectativa mude de idéia.

      O segundo, acho muito interessante e na hora pensei no Cardoso do MeioBit e gostaria ver o Ghedin caminhando nesse caminho nebuloso.

      O terceiro é interessante, mas poderá te dar uma bela dor de cabeça.

      Arrisque e veja o que acontece. Apoiarei sempre.

    • O primeiro não me interessaria, talvez se superar qualquer expectativa mude de idéia.

      O segundo, acho muito interessante e na hora pensei no Cardoso do MeioBit e gostaria ver o Ghedin caminhando nesse caminho nebuloso.

      O terceiro é interessante, mas poderá te dar uma bela dor de cabeça.

      Arrisque e veja o que acontece. Apoiarei sempre.

    • Marcos Balzano

      “Comentários cínicos a notícias irrelevantes.” Você acabou de descrever o Gizmodo Brasil.

      • Não noto cinismo nos posts do Giz. Pelo contrário, muitas vezes o povo (nos EUA) demonstra uma empolgação genuína com coisas meio bestas.

      • Não noto cinismo nos posts do Giz. Pelo contrário, muitas vezes o povo (nos EUA) demonstra uma empolgação genuína com coisas meio bestas.

        • Frederico

          WHAT IS X AND WHY IT MATTERS zzzz

    • “Comentários cínicos a notícias irrelevantes”

      O que dizer dessa seção que eu mal conheço e já considero pacas?

  • Frederico

    Vi na minha TL e achei massa: Nome bom pra banda ruim.

    Capim cubano
    Canto dos malditos na terra do nunca
    Pink Floyd (so pro post ganhar audiencia)

  • Yago G.

    Todos já sabem que aquelas propagandas “Quem manda no seu plano, você ou sua operadora?” é a Nextel, né?

  • Louis

    Viram que o SouBarato (site da B2W – responsável por Americanas e Submarino) agora vende iPhones usados por menos de R$ 600?

  • Higor Oliveira

    Minha família, amigos, amigos de amigos, família dos amigos, entre outros me pedem indicação de celular, notebook, tablet… Ghedin, é legal ajudar os outros e acredito que em pouco tempo você seria uma grande referência pra inúmeras pessoas na pesquisa do qual modelo comprar. E desejo que você realmente faça isso e toda vez que alguém me perguntar qual modelo disso e daquilo, indicarei o seu site.

  • Quem aqui curte câmeras?

    Apesar de há tempos não ter a fotografia como um hobby diário, vira e mexe dou uma olhada nas novidades de equipamentos, e essa câmera aí me chamou a atenção.

    Podemos achar eletrônicos sexys? :D

    Leica Q – http://www.dpreview.com/products/leica/compacts/leica_q116

  • jairo

    Tem uma amiga minha viajando para Finlândia a trabalho , estou pensando em encomendar um smartphone da Jolla , Sailfish OS , será que vale a pena?

    • Valer a pena é uma palavra meio forte, até porque o hardware parece bem mediano (1GB de RAM), mas eu acharia bem legal testa-lo.

      • jairo

        Também estou em dúvida.

    • Harlley Sathler

      Cara, se for pra uso diário mesmo eu não sei se vale. O sistema ainda tá meio cru, pelo que li. Se for por curiosidade e se essa grana pra vc não fizer diferença, então vai fundo! Eu também sou louco para experimentar um! Mas não tô com grana e nem com amigos indo para a Finlândia, então fica a curiosidade mesmo. Aliás, a Jolla vai lançar um tablet por agora.

  • Gedson Junior

    Pra quem perdeu a promoção do Chromecast:http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-664506347-google-chromecast-chrome-cast-crome-hdmi-1080p-original-_JM

    Comprei segunda, chegou hoje.

  • Ranielsyn Silva

    Vou aproveitar esse post livre e deixar dois ganchos:
    – Estou mudando de computador (chamar o que eu uso atualmente de carroça é um elogio) e to considerando pegar peças usadas. Então se alguém estiver querendo vender um processador, mobo, etc (que não seja muito velho)…
    – O que é esse chromecast? Ando meio desatualizado e nunca tive muito tempo para pesquisar sobre. Vejo a galera daqui falando muito sobre ele, o que ele faz de tão bom?

    • Chromecast é um dongle HDMI do Google que você conecta na TV e, através dele, manda conteúdo (vídeos, Netflix, YouTube) do smartphone, tablet ou PC para ele. É como transformar a TV em Smart TV, mas com um sistema sempre atualizado e mais fácil de mexer — é o próprio app, só que o vídeo é exibido na TV, em vez da tela em que você está mexendo.

      • Witaro

        Pronto, 10% já! ;p

  • Marcos Balzano

    Taylor Swift não vai lançar seu novo álbum no AppleMusic porque o trial é muito longo.