Hands-on dos Zenfone 4: Pro, Max, Max Pro, Selfie e Selfie Pro

Por
18/8/17, 18h54 4 min Comente

Nesta semana, a Asus anunciou sua quarta geração de Zenfone, o smartphone topo de linha da taiwanesa que desembarcou no Brasil com seus dispositivos móveis em 2014 e desde então vem fazendo barulho no mercado de tecnologia graças ao seu principal executivo, Marcel Campos — que já teve suas fotos postadas no The Verge e é muito ativo nas redes sociais, Twitter e Facebook –, a sua estratégia com influenciadores em eventos como o Asus on Board, ao marketing puramente digital desde o Zenfone 5 e, é claro, com seu produtos. Continuar lendo Hands-on dos Zenfone 4: Pro, Max, Max Pro, Selfie e Selfie Pro

Google abre as portas do YouTube Space Rio de Janeiro, o mais moderno do mundo

Por
10/8/17, 20h07 7 min Comente

O Google, enfim, inaugurou o YouTube Space Rio de Janeiro, ponto de encontro dos criadores de conteúdo para a plataforma de vídeos mais usada no mundo. São cerca de 3 mil metros quadrados — quase a metade de um campo de futebol oficial — com o que há de melhor em equipamentos e toda a infraestrutura para a produção audiovisual.

Continuar lendo Google abre as portas do YouTube Space Rio de Janeiro, o mais moderno do mundo

A vitória da Nokia (e da nostalgia) no MWC 2017

Por and
2/3/17, 19h30 9 min 39 comentários

O calendário da tecnologia tem algumas constantes. O ano abre com a CES, em Las Vegas, e no mês seguinte acontece o Mobile World Congress, em Barcelona, onde a maioria das fabricantes de smartphones revela suas apostas para os meses seguintes. Em 2017, em vez de um celular super poderoso, foi um carente de recursos básicos em qualquer smartphone que roubou a cena. Em 2017, a nostalgia falou mais alto. Continuar lendo A vitória da Nokia (e da nostalgia) no MWC 2017

Não, o Facebook não boicotou a Greve Geral

Por
28/4/17, 17h58 2 min Comente

Na tarde de quinta-feira (27), véspera da Greve Geral, surgiram rumores de que o Facebook estava excluindo o botão Compartilhar de postagens relativas a Greve Geral. Em posts de alguns amigos compartilhados apenas com amigos (os dois bonequinhos que aparecem ao lado da foto do usuário indicam essa configuração de privacidade) por vezes aparecia o botão de Compartilhar, por vezes não. Hum, estranho. Conversei com alguns amigos que repararam no mesmo problema, fiz testes com o Facebook de outras pessoas, mas a inconsistência persistia, especialmente na versão desktop. O que aqueles posts sem botão Compartilhar tinham que outros não tinham? No app para Android, não encontrei o mesmo problema: todos os posts só para amigos já não tinham o tal botão de Compartilhar.

Nessa sexta-feira (28), após verificar a mesma inconsistência que eu, a assessoria do Facebook retornou meu pedido de ajuda e disse que se trata de um aperfeiçoamento na plataforma que vem sendo feito desde o início de abril para que os posts compartilhados apenas com os seus amigos não possam ser compartilhados. Ou seja, se você quiser que as pessoas compartilhem seus posts terá que deixar ele público sim ou sim (o mundinho que aparece ao lado da foto indica que o post é público). Antes, até dava para compartilhar, alguns amigos em comuns viam, mas era muito comum aparecer aquele aviso de “anexo indisponível” quando ia para terceiros. Ou seja, praticamente um bug. A assessoria do Facebook garantiu que essa mudança vem sendo feita há quase um mês, em todo o mundo e para todo o mundo, e que deve ser concluída muito em breve. E que não tem relação com greve alguma, não.

Aqui está o posicionamento oficial do Facebook sobre a mudança no botão Compartilhar: “Nós respeitamos a privacidade das publicações das pessoas e estamos sempre procurando melhorar sua experiência no Facebook. Quando alguém faz uma publicação restrita a seus amigos, esses amigos não podem compartilhar esse conteúdo com outras pessoas. Por isso, lançamos uma experiência que deixa isso mais claro para todas as pessoas que estão usando o Facebook”.

Prevendo o futuro da notícia: a perspectiva de um diretor de tecnologia

Por
12/4/17, 18h12 12 min Comente

Nota da Editora: convidado recente do Guia Prático #113, Fabricio Vitorino está de volta ao Manual do Usuário para compartilhar conosco seus conhecimentos sobre jornalismo & tecnologia. E fica a sua dica: “Invista nos seus jornalistas, pois meu software pode ajudá-los a produzir mais”. 

Continuar lendo Prevendo o futuro da notícia: a perspectiva de um diretor de tecnologia