6 atitudes para começar o ano de bem com a tecnologia

Por
31/12/15, 19h39 9 min 39 comentários

Salvo por você provavelmente dormir mais tarde e comer mais que o normal (além de ser feriado nacional), 1º de janeiro é um dia, na prática, como qualquer outro. Ou não? Para muita gente existe um aspecto psicológico forte no reinício de cada ano. Acreditamos em recomeços e com esse não é diferente. Mais que isso: por vezes o ano novo funciona como uma nova chance de fazer diferente. Que tal aproveitar o momento para melhorar sua relação com a tecnologia?

O que proponho, ou melhor, sugiro aqui são seis atitudes bem pragmáticas para usar melhor a Internet e seus gadgets. No dia a dia, na correria, acabamos empurrando com a barriga muita coisa que, com mudanças sutis, podem ter um impacto poderoso na forma como gastamos o tempo e cumprimos tarefas online. São todas medidas simples e que podem ser feitas em minutos; não tem desculpa exceto simplesmente não querer. Continuar lendo 6 atitudes para começar o ano de bem com a tecnologia

Como criptografar toda a sua vida em menos de uma hora

Por
23/11/16, 10h33 8 min 86 comentários

“Apenas os paranóicos sobrevivem.”
— Andy Grove

Andy Grove foi um refugiado húngaro que escapou do comunismo, estudou engenharia e, por fim, liderou a revolução do computador pessoal como CEO da Intel. Ele morreu no começo do ano, no Vale do Silício, após uma longa batalha contra a doença de Parkinson.

Quando uma das pessoas mais poderosas do mundo nos encoraja a sermos paranóicos, talvez devêssemos escutar. Continuar lendo Como criptografar toda a sua vida em menos de uma hora

Ative esta opção do iOS 10 para limitar publicidade direcionada

Por
24/10/16, 11h00 2 min

É importante entender como as empresas que fabricam nossos dispositivos operam porque o modelo de negócio impacta diretamente nos recursos oferecidos ou não.

Não é uma boa, por exemplo, esperar por recursos que reforcem a privacidade e limitem a publicidade direcionada no Android. O Google vive de publicidade, portanto lhe é vital a veiculação de anúncios mais segmentados e caros. (Recentemente, aliás, o Google associou os dados anônimos da DoubleClick aos das contas Google, identificando efetivamente as pessoas para fins comerciais/direcionamento de publicidade.)

A Apple, não, e isso se reflete em seus sistemas. O iOS é, talvez, o sistema mais progressista no sentido de blindar o usuário contra publicidade direcionada.

Além dos bloqueadores de anúncios liberados no iOS 9 (uso e indico o 1Blocker), o iOS 10 trouxe uma mudança importante na limitação de publicidade rastreada. Trata-se de uma opção para que desenvolvedores e redes de anúncios não consigam te isolar e, assim, enviar anúncios baseados em comportamento.

Para ativar essa opção, entre em Ajustes, depois Privacidade, role a página e toque em Publicidade e, na tela seguinte, ative o item “Limitar Publicidade Rastreada”.

Até a versão anterior do iOS, ativá-la fazia com que o sistema emitisse um “alerta” a apps que pedissem esse número identificador (conhecido por IDFA ou IFA), mais ou menos como o Do Not Track dos navegadores web. No iOS 10, a Apple refinou o comportamento da opção. Em vez do “alerta”, o sistema passou a enviar um IDFA padrão (00000000-0000-0000-0000-000000000000), impedindo formas indiretas de explorar esse identificador.

O que os planos de compartilhamento de dados entre Facebook e WhatsApp significam para a privacidade do usuário

Por
8/9/16, 19h01 9 min 31 comentários

Logo da EFF.A Electronic Frontier Foundation é uma organização norte-americana sem fins lucrativos que defende a liberdade e os direitos civis no mundo digital. Em parceria com a EFF, o Manual do Usuário traduzirá e republicará conteúdo do blog da fundação — matérias pertinentes sobre temas importantes.


Atualização (16/9/16): Deixamos mais claro que os usuários têm 30 dias depois de verem pela primeira vez a atualização da política de privacidade do WhatsApp para concordar ou não com seus termos. Também deixamos mais claro que contas criadas após 25 de agosto ingressam no serviço sob a nova política de privacidade sem opção para negar o compartilhamento de dados que ela implica.

O WhatsApp está definindo práticas de compartilhamento de dados que sinalizam uma mudança significativa em sua atitude relacionada à privacidade — embora você talvez não adivinhasse isso com base na atualização da política de privacidade que apareceu nas telas dos usuários no final de agosto. Continuar lendo O que os planos de compartilhamento de dados entre Facebook e WhatsApp significam para a privacidade do usuário

Despreocupar-se com a produtividade pode torná-lo mais produtivo

Por
30/8/16, 22h05 7 min 18 comentários

Uma velha piada entre aqueles que lidam com computadores diz que esses surgiram para resolver problemas que não existiam antes. Não é o caso, obviamente, mas às vezes a piada se faz verdadeira. E ela vale não só para bits, mas para a vida também, a feita de átomos. Quando dedicamos mais tempo ao fluxo de trabalho do que ao trabalho em si, testemunhamos a sua manifestação; algo fundamental provavelmente está quebrado. Com a produtividade, essa sensação tem ficado mais intensa. Continuar lendo Despreocupar-se com a produtividade pode torná-lo mais produtivo

7 dicas do WhatsApp que você talvez não conheça

Por
5/10/15, 10h31 9 min 41 comentários

Onipresente, nos celulares de crianças, jovens e do povo da terceira idade e até nas bancas de jornal, o WhatsApp é o embaixador do smartphone no Brasil, o motivo para muita gente ter aderido à versão esperta do bom e velho celular. Parte desse poder vem da sua simplicidade, mas mesmo um app tão intuitivo e fácil esconde alguns truques em suas poucas telas. Aqui estão sete dicas do WhatsApp que você talvez não conheça. Continuar lendo 7 dicas do WhatsApp que você talvez não conheça

O guia dos serviços grátis ou com desconto por tempo limitado

Por
12/3/16, 10h14 3 min 67 comentários

Em 2016 é comum assinarmos vários serviços. O modelo ganhou força e funciona bem para as empresas que os oferecem e para nós, usuários. A fim de conquistar novos clientes, alguns deles têm períodos promocionais com preços mais em conta ou até gratuidade total por prazos limitados. Nesta página estão listados alguns — se souber de um que não esteja nela ou de que esteja e não funcione mais, avise nos comentários. Continuar lendo O guia dos serviços grátis ou com desconto por tempo limitado

Dicas tecnológicas para viver melhor

Por
19/7/16, 15h07 17 min 101 comentários

Todo mundo tem alguma dica, truque, lifehack que, quando descoberto e depois de incorporado com sucesso na rotina, deixou a vida melhor ou mais fácil. Sem qualquer pretensão de ser um guia definitivo ou qualquer coisa completa, pedi aos assinantes e colaboradores do Manual do Usuário para que compartilhassem cada um uma dica relacionada à tecnologia. Como ela está muito presente em nossas vidas, achei preciso (ainda que pretensioso) chamar essa coleção de valiosos ensinamentos de dicas para uma vida melhor.

Foram 23 submissões. Algumas se repetiram — o que, por si só, já diz algo sobre elas —, outras me deixaram fascinado pela simplicidade e ao mesmo tempo eficiência, e, embora o espaço aqui seja virtualmente infinito, forcei-me a fazer uma triagem a fim de limitar a lista para não deixá-la cansativa. Conto com a compreensão de quem participou mas não entrou no post e agradeço profundamente o interesse e a disponibilidade!

Ah, e os comentários estão aí para expandirem a lista, então use o espaço à vontade. Continuar lendo Dicas tecnológicas para viver melhor

Never10, utilitário simples e gratuito, impede a atualização para o Windows 10

Por
28/3/16, 10h37 2 min

A Microsoft deu um grande passo com o Windows 10 ao torná-lo gratuito para todos os usuários das versões 7 e 8.1. Mas talvez o passo tenha sido um pouco maior que a perna: àqueles que não querem atualizar seus sistemas, a Microsoft tem insistido muito para que mudem de ideia. Continuar lendo Never10, utilitário simples e gratuito, impede a atualização para o Windows 10