Foto de divulgação do Zenfone Zoom.

Desafio de novembro: Justifique a sua assinatura

Por
21/11/16, 17h40 3 min 14 comentários

Quase todo mês os assinantes do Manual do Usuário são convocados a participar de desafios que valem prêmios — smartphones, fones de ouvido, acessórios, só coisas legais. Novembro está na reta final, mas ainda tem um desafio para você. Está pronto? Vamos lá, então!

Um dos pilares do tripé que financia o Manual é a assinatura: leitores interessados e generosos que pagam um valor fixo, mês a mês, a fim de bancar a nossa operação. Lembrar que tanta gente investe no site é uma alegria e funciona como um enorme incentivo — além de ser uma grande responsabilidade, também.

Quando penso sobre o que motiva esses leitores a contribuirem dessa forma com o site, algumas hipóteses me ocorrem. Alguns já manifestaram seus motivos, mas a maioria, não. O desafio desse mês servirá para entender melhor essa relação que nós temos.

Em novembro, o desafio é explicar o que te motiva a ser assinante do Manual do Usuário. Encare como se um amigo descobrisse que você assina o site e lhe perguntasse o motivo. Explique partindo da premissa de que ele talvez nem conheça o Manual. O que você diria a ele?

O formato pode ser em texto escrito ou vídeo, deve ser público e pode estar em qualquer plataforma — Facebook, Medium, YouTube, Vimeo, blog, até no Twitter, se achar que 140 caracteres são suficientes. Não existe limites mínimo ou máximo de caracteres nem de tempo de vídeo; use a palavra com sabedoria, na quantidade suficiente para demonstrar seu ponto.

O critério não será literário nem performático, ou seja, não ganhará aquele que tiver o melhor texto, escrito ou falado (embora isso ajude). Ganhará a justificativa que for mais interessante. Sim, é vago assim mesmo de propósito.

O prêmio, você deve ter visto ali em cima, é um smartphone Zenfone Zoom, da Asus, modelo de 128 GB, gentilmente cedido pela própria Asus, que está custando, em média, R$ 2.500 no varejo nacional. (E, de brinde, o ganhador levará também um Lolliflash, o simpático flash auxiliar da Asus.)

Você, assinante, tem até o dia 28 de novembro para publicar sua resposta e mandar o link da sua justificativa para [email protected]ualdousuario.net com o assunto “Desafio de novembro”. Eu (Rodrigo Ghedin), Emily Canto Nunes, Paulo Higa e Joel Nascimento Jr. leremos todas as respostas e no dia 30/11 revelaremos, aqui no site mesmo, o ganhador.

Leia o regulamento, é sempre importante. E, se mesmo assim ficarem dúvidas, o espaço para comentários está aberto para isso (também).

Boa sorte a todos!

  • Amaranto Júnior

    E lá vamos nós de novo :D
    Como vc adivinhou q eu to precisando de um celular novo?

  • Amaranto Júnior

    E lá vamos nós de novo :D
    Como vc adivinhou q eu to precisando de um celular novo?

  • Ligeiro

    Cara, se eu fosse assinante pagante, acho que a principal justificativa seria ver que o Manual do Usuário é um site que trata a tecnologia de forma séria, mas ao mesmo tempo de forma humana e leve. Sem oba-oba nem arrogância. Mesmo com poucos textos publicados durante a semana (talvez um dos segredos), no entanto o conteúdo se vê uma relevância logo de cara, sempre deixando claro em palavras o assunto a ser tratado, e sem uma certeza absoluta total, mas sim com aquele toque humano de o texto poder até afirmar uma realidade, mas sempre será aberto para novas visões. :)

    O poder do Ghedin de tratar os assuntos é interessante, e as matérias feitas por outros autores (ou importadas pelo Ghedin de outros autores, como o Benedict Evans) não destoam a linha autoral do Manual do Usuário.

    Há também a comunidade de leitores que participam sejam aqui nos comentários, e não duvido (apesar de não conhecer) em outros espaços, como a comunidade privada dos assinantes. Esta comunidade raramente tem dissonâncias, e mesmo quando as ocorrem, Ghedin tira com maestria esta desordem. :)

    Enfim, digo isso não para concorrer (até porque não assino :p ), mas para contribuir com uma visão :D Boa sorte a quem tentar a premiação =D

    • Pena sua resposta não estar concorrendo, seria uma forte candidata. (Obrigado por ela!)

      • Ligeiro

        Haha! Grato pelo elogio Ghedin, agora provavelmente o pessoal vai copiar o texto que fiz :p Mas falando sério, tranquilo. Na hora que eu estiver com renda plena, penso em alguma forma de remunerar aqui :)

      • Ligeiro

        Haha! Grato pelo elogio Ghedin, agora provavelmente o pessoal vai copiar o texto que fiz :p Mas falando sério, tranquilo. Na hora que eu estiver com renda plena, penso em alguma forma de remunerar aqui :)

    • Gnull

      Os posts do Benedict Evans possuem sim um ar de “certeza absoluta”, principalmente quando é sobre apple e WP.
      No mais, a cessão de comentários é muito importante, há muitas pessoas que sabem conversar e argumentar, além de sempre estarem dispostos a expor seu conhecimento sobre algo, e de grande ajuda. Não sei se é pelo trabalho do Ghedin como quem filtra os comentários (admin).

  • Se eu reassinar, posso participar desse desafio?

  • Andre Guilhon

    O MdU é um baita site. Não na quantidade, mas na qualidade dos textos!
    Sabe aqueles sites que traduzem um monte de matéria de sites gringos, cheias de erros de português, e que não dão bola para o que os leitores comentam? Nada a ver com o MdU!
    O MdU valoriza o conteúdo, valoriza o leitor, e não enche o site de propaganda.
    Isso me faz querer pagar os R$8 mensais para ajudar a manter o site assim, com excelentes matérias, conteúdo original, e quase nada de anúncio! E de brinde, sem nenhum custo adicional, ainda recebo uma Newsletter da hora todas as semanas, falando sobre o que aconteceu na semana!

    • Andre Guilhon

      Aqui é público o suficiente para o desafio?