Logo do Manual num monitor Retina.

Por que alguém paga a assinatura de um site gratuito?

Por
30/11/16, 10h13 4 min 7 comentários

O desafio de novembro do Manual do Usuário foi um do tipo “meta”. Pedimos aos assinantes para explicarem por que eles são… assinantes. Foram 11 respostas, todas lidas e relidas pela comissão julgadora, a fim de escolher a mais interessante.

O Manual surgiu com algumas ideias pré-estabelecidas, porém aberto a mudanças. E ele mudou bastante nesses pouco mais de três anos. Duas coisas permanecem inalteradas, porém: a gratuidade do conteúdo e o modelo de negócio, que se baseia em um tripé do qual faz parte a assinatura.

Como o site em si é gratuito, por que alguém o assinaria? Existem alguns mimos exclusivos do assinante, mas a maior motivação é ajudar a garantir a continuidade do projeto.

Tendo essa visão, fiquei positivamente surpreso (e lisonjeado) com os relatos dos assinantes que participaram do desafio. Alguns pontos são quase unânimes, mas outros que nem passavam pela minha cabeça foram citados e me tocaram — o leitor que mudou sua relação com a notícia, a leitora que assina como uma forma de retribuir meu trabalho de anos atrás, a comunidade que formamos aqui, o peso que a filosofia Slow Web tem.

Tudo isso é bem legal e, mais do que garantir que as contas sejam pagas, também dá um gás extra de motivação para que o Manual não só siga no ar, mas para que façamos o nosso melhor nesse percurso. Obrigado!

Quem ganhou?

O método para a escolha do relato vencedor foi o mesmo dos desafios anteriores: cada um dos quatro jurados (eu, Emily, Joel e Paulo) escolheu três relatos, na ordem do melhor para o terceiro melhor, aos quais atribui as notas 10, 6 e 4, respectivamente. Com todos escolhidos, somei as notas dos relatos que se repetiram entre os jurados e o que terminou com a maior, levou.

Venceu o relato da Fabiana Neves.

Vale a leitura (acho que eu não poderia argumentar melhor sobre a assinatura do site). Alguns trechos que destaco:

O suporte dos leitores torna o site ainda melhor. Acho que quando gostamos de algo cuidamos. Sei que o pouco que contribuo irá ajudar o autor a trazer melhor conteúdo, pagar um servidor decente e outras coisas que envolvem a manutenção do site.

Essa ideia de cuidar do que se gosta, como comentei no último podcast, me é nova. E faz muito sentido.

Em resumo: O Manual do Usuário não é um site onde você vai cinco, dez notícias por dia. Mas vai encontrar ao menos uma discussão de qualidade por semana.

E cá entre nós, para saber qualquer fofoca de tecnologia, basta abrir o feed do Facebook. Todo mundo replica praticamente a mesma coisa.

Sim!

Tempo é dinheiro e o barato sai caro. O Manual do Usuário funciona (ao meu ver) como um site personalizado. Se você também já cansou da mesmice de sempre, não custa colaborar com quem trabalha sério e não tem medo de errar.

Erramos muito, aprendemos sempre e bastante com esses erros. Fico feliz de saber que eles são vistos como algo positivo.

Enfim, leia o post inteiro lá no blog dela.

E leia também os outros relatos (links por ordem de chegada):

Curiosidade: 45% dos relatos foram publicados no Medium. Tivemos dois no Google+ (!), um no Facebook, um no Pastebin e um em blog pessoal, todos esses em texto escrito. No formato vídeo, só o do Matheus Elias, no YouTube.

Parabéns, Fabi! Em breve entrarei em contato para acertarmos o envio do seu Zenfone Zoom. A todos que participaram, muito obrigado! Em dezembro tem mais.

  • Realmente ficou melhor que o meu, rs.

    Parabéns Fabi :D

  • João Paulo Bernardes

    Vou usar o texto da Fabi quando me perguntarem! Kkk

  • Aee!!! Comecei bem o dia! :)

    Tudo que disse ali é verdade. Gosto de colaborar sempre que posso com bons trabalhos. Prefiro mil vezes pagar para ter um conteúdo bom e evitar os trocentos pop-ups piscando na tela. Pena que no Brasil, essa cultura de se pagar por conteúdo ainda esteja engatinhando, mas acho que um dia a gente chega lá.

  • Caio

    Creio que sites nacionais de tecnologia são bem ruins em sua maioria, me alegra ver sites que estão sempre em busca de conteúdo original e discussões fortes, assim como faz o Manual do Usuário. Espero que o site continue forte e sempre evoluindo por muito tempo.

  • Parabéns a todos que mandaram suas respostas e ainda mais aos assinantes que ajudam a manter este lugar em pé. ?

  • Eduardo Papa

    putz, estou tão mas tão na correria, que nem o site que mais gosto de ler, eu tenho lido… no feedly tenho 16 artigos aqui do “manu” que não li… fiquei de fora de bobeira! mas parabéns a vencedora, e na realidade parabéns à nós todos, que fazemos disso aqui uma comunidade bacana!

    • Parabéns a vocês mesmo! E não se preocupe, teremos outros desafios no futuro :)