Jaron Lanier.

Bem-vindo ao Futuro: Uma Visão Humanista Sobre o Avanço da Tecnologia é o livro de junho do Clube de Leitura

Por
23/5/16, 19h38 3 min 1 comentário

O Clube de Leitura do Manual do Usuário aponta um livro por mês para ser lido e debatido. Em junho, o livro proposto é Bem-vindo ao Futuro: Uma Visão Humanista Sobre o Avanço da Tecnologia, de Jaron Lanier.

Apenas lembrando que não faremos qualquer tipo de acompanhamento ou leitura coletiva. A aquisição e leitura da obra é por conta de cada um.

O debate será mediado pelo Fabio Montarroios.

Bem-vindo ao Futuro: Uma Visão Humanista Sobre o Avanço da Tecnologia

Capa do livro Bem-vindo ao Futuro, de Jaron Lanier.

Autor: Jaron Lanier
Editora: Saraiva
Ano de lançamento: 2012
248 páginas

Este livro já foi publicado no Brasil com outro título, Gadget: Você Não é um Aplicativo!

Sinopse:

O livro discute os problemas técnicos e culturais que podem resultar de um design digital pouco ponderado e nos alerta que nossos mercados financeiros e sites como a Wikipédia, o Facebook e o Twitter estão elevando a “sabedoria” das multidões e os algoritmos de computador acima da inteligência e da capacidade de julgamento das pessoas. Lanier também nos mostra como a paranoia antigoverno dos anos 1960 influenciou o design do mundo online e permitiu a agressividade e a trivialização do discurso online; como o compartilhamento de arquivos está matando a classe média artística; como uma crença em um “arrebatamento” tecnológico motiva alguns dos tecnólogos mais influentes do mundo; e por que uma nova tecnologia humanista é necessária. Este livro representa uma profunda defesa dos seres humanos por um autor mais do que qualificado a discorrer sobre como a tecnologia interage com a nossa cultura.

Onde comprar

O preço mais em conta de Bem-vindo ao Futuro na data da publicação deste post, R$ 24, é na Livraria da Folha. Em seguida, no Walmart, onde sai por R$ 27. Outras lojas com ele estoque: Americanas, Livraria Cultura, Saraiva e Submarino.

Curiosamente, não há versão digital/e-book à venda. Bem-vindo ao… futuro?

Sorteio para assinantes

Quem assina o Manual do Usuário concorre todo mês a uma cópia do livro escolhido para o Clube de Leitura.

O sorteio da cópia de Bem-vindo ao Futuro será realizado no decorrer da semana com base do Random.org a partir de números gerados pelo banco de assinantes que mantenho. O resultado será revelado na próxima edição da newsletter (sábado, 28/5).

Quando?

O debate de Bem-vindo ao Futuro será, como sempre acontece, na última quinta-feira do mês. No caso, dia 30 de junho.

Qualquer dúvida, pergunte nos comentários.

Foto do topo: Thomas Hawk/Flickr.

  • Fabio Montarroios

    Um alerta importante: esse livro é o “Gadget: você não é um aplicativo”. Por algum motivo, a Saraiva resolveu trocar o nome do livro. Só perguntando ao editor pra saber o que de fato houve, mas como a edição é exatamente a mesma (inclusive na paginação), isso não parece importante.