O Facebook está pedindo seu RG? Como lidar com essa situação

Por
28/10/2013, às 23:48

Atualização (4/9/2014): Se você chegou aqui por causa do “desafio do RG” que está rolando no Facebook, um aviso: o post abaixo não trata disso. E um pedido: tudo bem mostrar a foto 3×4, mas não divulgue outros dados do seu documento, nem por brincadeira. Isso pode acabar em problemas.


Imagine estar usando o Facebook quando, de repente, o site trava a sua conta e, para liberá-la, exige um documento oficial. Complô com a NSA? Parceria com o IBGE para fazer o próximo Censo? Nada disso: é apenas a verificação de identidade em ação.

Não sei a dimensão dessa onda de verificações, mas pelo menos nos meus círculos de amizades, ela atingiu bastante gente. Horas depois, porém, o Facebook informou por meio de um porta-voz que um erro motivou a disparada de verificações desnecessárias para uma pequena parte da base de usuários. Nesses casos, bastava esperar que a conta era reativada sem que fosse preciso fazer nada.

Ainda assim, o pedido de documento oficial é real e pode acontecer uma hora ou outra. Quando esse obstáculo surge, ele se apresenta da seguinte forma:

Facebook, para que você quer meu RG?

O Facebook pede um documento de identificação que “deve incluir seu nome, data de nascimento e foto”, sugerindo em seguida alguns aceitos, como RG, passaporte e CNH — não vale clip-art, viu? :-)

Por que isso? Devo me render ao sistema ou resistir e ir para o Google+? Calma, a situação é menos alarmante do que parece à primeira vista.

Por que o Facebook quer saber meu RG?

A primeira reação é de indignação, e é compreensível. A exigência de um documento oficial é exagerada, especialmente para quem não faz negócios no Facebook e está ali só pelo aspecto de rede social do serviço, pelo entretenimento. É seguro mandar essa cópia de documento para lá? Não sei, mas não é bem isso que é pedido.

Como se sabe, o Facebook exige o uso de nomes reais. A política nesse sentido é bem rígida por motivos claros — a veracidade das informações, ali dentro, é um ponto de venda da rede para anunciantes e um fator importante para os seus objetivos. Há indicações de sobra ressaltando esse cuidado, os termos de uso dizem explicitamente que é preciso ser honesto pelo menos nessas três informações:

“Os usuários do Facebook fornecem seus nomes e informações reais, e precisamos da sua ajuda para que isso continue assim.”

Na página inicial/de cadastro, uma caixa suspensa explica por que a exigência se estende à data de nascimento:

Fornecer sua data de nascimento ajuda a assegurar que você receba a experiência certa para sua faixa etária. Você pode optar por ocultar essa informação de sua linha do tempo mais tarde se desejar.

Embora essa abordagem focada em nomes, data de nascimento e documentos oficiais não seja muito antiga (o mais longe que cheguei foi a este post de 2010), desde o principio existia a preocupação de lidar com gente real, de carne, osso e número de identificação. Antes, porém, o mecanismo usado para esse controle era o email universitário.

Como dizer ao Facebook que você é você mesmo

Existe uma página de ajuda no Facebook para elucidar exclusivamente essa dúvida. Ali, o site diz que a forma mais simples de ter sua conta verificada é atrelando-a a um número de celular. Isso explica, talvez, por que não recebi esse pedido de documentação.

A minha conta está atrelada ao meu número e, pela autenticação em duas etapas que isso permite, recomendo que você faça o mesmo — basta ir nas configurações de mobilidade e ativar o recurso. A verificação é um efeito colateral que o poupará dessa dor de cabeça envolvendo RG e outros documentos. E não se preocupe, ocultar o número de todos os estranhos e até mesmo seus contatos é fácil.

Mas ok, você não fez a tempo e agora estão te pedindo um documento. O que fazer? Envie-o, mas tome precauções antes. Mesmo com a promessa de que as fotos são destruídas após a verificação ser concluída, nunca se sabe. E é um mandamento básico não compartilhar seus dados pessoais com qualquer um, certo? Muito menos o Facebook.

A própria rede social pede para que toda informação que não as três exigidas (nome completo, data de nascimento e foto) seja ocultada. Use o Photoshop, o Paint, qualquer editor simples para ocultar informações mais sensíveis. Há até um modelo na já referida página de ajuda:

É assim que você deve mandar seu RG para o Facebook.
Imagem: Facebook/Reprodução.

Esta página traz algumas diretrizes sobre formato, tamanho e outros detalhes da foto.

Isso demora?

Pode demorar. Há relatos de gente que teve que esperar até nove dias para ter a conta restabelecida. Ouvi, ainda, pessoas falando em três dias, mas também outras dizendo que tiveram que esperar algumas horas apenas. Imagino que hoje a espera não tome tanto tempo, mas mesmo que seja o caso, aguarde.

Não faça outro perfil/conta, isso não adiantará muito. Ela também exigirá verificação e, além de se deparar novamente com esse problema cedo ou tarde, haverá ainda a agravante da duplicidade — o item 4.2 dos termos de uso diz que “você não deve criar mais de uma conta pessoal”.

É chato esperar? Imagino que sim. Mas é o preço que se paga, além dos anúncios na cara o dia todo, para usar o Facebook.

Leia mais sobre: Notícias  

  • Marcell

    A minha uma vez foi bloqueada e eu consegui desbloquear com o número do meu cartão. Como morei nos EUA eu havia cadastrado o meu cartão de crédito pra experimentar aquela opção de dar presentes para os amigos através do FB. Dai ele liberou na hora o acesso. Provavelmente a mesma coisa aqui só que com RG. Acho até melhor. Espero que peçam o meu logo.

  • Rogério Marchi

    Aconteceu comigo essa noite (29.10.2013). É só redefinir sua senha! Clique em ESQUECI A SENHA na pagina de login do FB, redefina sua senha informando para onde devem enviar o código de verificação. Se não possuir celular cadastrado, não tem problema: eles enviam para o e-mail de segurança que você cadastrou quando criou a conta. Agora, se não tiver nem celular, nem e-mail de segurança cadastrado, sinto muito: envie o documento, senta e chora (ou espera), rs! Espero ter ajudado…

    • Esse caso específico foi um erro do Facebook, que travou contas desnecessariamente para fazer a averiguação de identidade — o post foi atualizado para constar essa informação. Nesses casos, bastava aguardar que o problema se resolvia sozinho.

      • oie td bem queria meu face me ajuda por favor ,eu não sei :( obrigado

  • Quando li o título, pensei que o RG fosse Rodrigo Ghedin. :) :D

    • David Marquardt

      Envie sua cópia autenticada em cartório de Rodrigo Ghedin por email.

      • Em duas vias e com aviso de recebimento, por favor.

        • Carolis Vieira

          afinal, funciona ou não essa coisa de mandar rg?

  • Felipe Lima

    É mais facil parar de usar o FB! :/

    • Rodrigo

      Não sei se vc foi irônico ou que mais!!! Eu faria isso se acontecesse comigo, só mantenho o facebook por causa da família, se não fosse isso já teria excluído minha conta a tempos!!!

    • Marco

      E iremos para onde? Ficaremos sem teto, sem amigos, sem família, sem curti’s, sem acesso as notícias na timeline, sem acesso as fotos recém “batidas” das pessoas… não é tão simples assim, cara.

      Os comentários feitos em blog e na vida real não são como no Facebook, onde é possível editar ou excluir. Solidão não é para qualquer um. Pense muito bem antes de sugerir asneiras por aqui, seu bobão!

      Se Deus quiser tudo isto vai passar.

  • David Marquardt

    Tive esse problema, resultado: Deletei a minha conta, mas esta foi restabelecida depois de 2 dias. Achei exagerado e ainda tive que usar o sobrenome do meu pai (uso o da minha mãe) e fica impossível mudar depois, então, criei outro perfil.

  • Acho muito suspeito. Quando o Google começou pedir o número do celular por ‘motivos de segurança’ e atrelou obrigatoriamente contas do Gmail com Youtube e cia, percebi que estava numa bolha sem saída. Tive que unir minha conta do Youtube com o Google, mas até hoje não forneci meu celular. Meu celular tem meu CPF cadastrado e eu posso ser localizado por GPS em qualquer lugar. Ou seja, absolutamente tudo que eu digitar, será mapeado, obervado, rastreado… Se eu só me comportar conforme as necessidades deles, ou seja, consumindo o que me oferecem, a vida será linda, mas se eu quiser criticar e ir contra o sistema, será preciso o anonimato, que terei perdido, serei controlado e será muito complicado confrontar o que acharmos errado. Não diferente, o Facebook seguiu essa linha com rigor, e agora pede o RG, quando você tenta enviar o RG, supostamente ocorre um erro… tsc tsc tsc… Amigos, não envio meu RG por nada! Já sabem tudo que digitamos e onde ‘surfamos’, desenham e modelam nosso comportamento o tempo todo, e ainda querem meu documento de identidade? Cuidado, logo voltamos a ter bolas de ferro nos pés… câmeras e vigilância não faltam… Cuidado ao confiarem em tudo que é ‘legal’, nas ‘leis’ que protegem seu ‘sigilo’… eu duvido de tudo isso, são informações muito importantes pra muita gente grande com interesse demais!

    • Isso dá uma boa discussão, e se quer saber, acho que já vivemos em uma espécie de sociedade vigiada. Dá para buscar e associar facilmente algumas ideias clássicas, como a noção de poder de Foucault, o panóptico de Bentham e outras, às ações do Facebook ou do Google, ou ainda às câmeras de vigilância.

      No caso do Facebook e a exigência de documento oficial, é uma verificação de identidade mesmo — você pode enviar seu documento para lá escondendo todas as informações, exceto nome, data de nascimento e foto. Entendo o desconforto, mas me parece algo tão grave como… sei lá, ceder seu número do RG, por exemplo.

      E se quiser continuar no anonimato, simplesmente continue — mas tenha a ciência de que uma hora ou outra sua conta poderá ser bloqueada. São as regras do jogo, a veracidade das suas informações é uma regra estipulada pelo Facebook nos termos de uso e… bom, casa deles, regra deles.

    • Jota Jota P

      Você tem toda razão, e digo mais, em verdade tudo isso é em parceria com o Governo Federal brasileiro, para um controle maior sobre o cidadão brasileiro, é como a volta da Censura, é uma censura disfarçada do Governo sobre nos todos .

  • Igor

    Só falta eu mandar a minha declaração de renda kkkk Tudo que é documento exigido lá eu já mandei, mas mesmo assim ainda não consegui com que fosse desbloqueado :(

    • Altair César

      Para qual e-mail eu mando os documentos?

  • Desbloquearam meu FB hoje mesmo (30/04/2014) Pedindo minha identidade , tem que enviar uma foto de sua identidade , nome , e data de nascimento e enviar . Por que o FB quer saber disto ? Eu não entendo , realmente…Quero minha conta de volta , e mal fui desbloqueada :'( … Tenho medo deles não me desbloquearem , me acostumei tanto com o FB … Eu já curti várias páginas legais , mais de 5 mil páginas curtidas , tenho 300 e poucos amigos no FB , e se eu criar outro FB , vou ter que voltar a curtir páginas novamente e add meus amigos de novo . E se eles me desbloquear nesta nova conta que eu criarei ? :/ . Não sei se vou conseguir voltar novamente ao FB , espero que eu consiga ! Só uma pergunta : Por que eles querem saber minha data de nascimento e ver minha foto ? isso nunca aconteceu antes comigo . Eu não fiz nada para me desbloquearem , me desbloquearam somente porque queriam saber minha data de nascimento , mais tem que mandar uma cópia da identidade . Somente mandando a foto , o nome e a data de nascimento . E mais outra pergunta se poder me responder : O FB comentou que eles vão verificar as informações das seguintes etapas que eu mandei para eles , e daqui a 14 dias , eles verão , se possível , poderão me desbloquear . Você sabe se precisa realmente esperar 14 dias para entrar novamente no FB e ver se já me desbloquearam ? Ou pode esperar horas ou menos que 14 dias pra ver se já me desbloquearam ?

    • Manucho

      me ajudam a desbloquear minha conta esta a me pedir minha identificação …

      podem me fazer uma identificação por favor

      • Facebook = Orkut 2.0

    • Helinton

      ENVIA a foto Do RG” ISSO E SEGURO? Eles desbloquia mesmo? :(

  • Larissa

    Meu FB foi desativado e já enviei meu RG más eles nem se quer respondem , oque fazer ?

  • Crtistiane dias

    Ja mandei meu RG e titulo mas a pagina volta ao mesmo lugar meus dados nao enviam. O que faço??

    • Alan silveira manso

      Deu certo?

      • Alan silveira manso

        O meu tbm ta assim , mais fiz tudo certo

  • oie

  • Louisson

    Amigos, não sei como vou explicar o que está acontecendo comigo. Mas vou tentar:

    Pedi a um amigo para criar uma conta no Facebook apenas para enviar minhas fotos. Ele criou, mas ele não sabe qual a senha, e a data de nascimento. Tentei todas. Mas não abre. Ele criou a conta em Manaus, porém como me mudei para Curitiba, resolvi abrir a conta para ver as fotos somente nesta cidade. O que aconteceu? O FB me bloqueou alegando que eu não era eu. Ele queria que colocasse a data de nascimento. E ai que mora o problema: o meu amigo NÂO SABE. Procurei o link para enviar a foto do RG para FB mas não achei. Vi o post de vocês. Mas não acho essa janela para enviar o tal RG ou passaporte, pois lá mostra minha data de nascimento. Como posso resolver isso? Já estou com mais de 1 anos sem minha conta.

  • Naylee

    Então, faz quase uma semana que isso aconteceu comigo e nada de a minha conta voltar, socorro :(

  • Gustavo

    Boa Noite

    Minha conta esta com esse problema de identificação, e ja faz quase 1 mes que fiz o procedimento do RG e nada
    A uninca opção de recuperar que eles me dão e reconhecimento por fotos, coisa meio que impossivel, pois a maioria das pessoas conheci recentemento no face
    Ja cansei de esperar e fiz outra conta, mas queria excluir essa antiga nem isso posso fazer?
    ja que não tenho acesso, essa conta vai ficar ai parada pra sempre?
    me ajudem por favor

    • bruno felipe

      o meu tambem , eu deletei perfil original e fiz outro, e que xingo o povo aqui de onde moro que a cidade e pequena e povo ignorante, dai me bloquearam em pages e etc dai fiz novo onte. hoje deu essa zica.

      Preferia o orkut era melhor e tinha mais opções de privacidade.

      • Seiko

        E AINDA DAVA PRA POR MUSICA NA SUA PAGINA :3

  • o meu facebook nao quer abrir

    o meu facebook esta com problema ele nao quer abrir de jeito ne um , sempre ele pede pra mim agnora umas fotos que esta no perfil, mas so que eu ja fiço o possivel

  • vanderley santos

    Bom foi bem esplicado obrigado .to pensando em canselar .o facebook tenho rendido bons clic

  • Dan Santos

    cara sinceramente, eu fiz isso tudo que o facebook pedi, só que eu fiz com a certidão de nascimento pq no momento minha indentidade não está comigo, mas acho que não iria adiantar porque da outra vez eu ja tinha feito e não deu certo com ela… Eu to com meu facebook lotado, mais de 3.000 seguidores, mais de 900 convites pra aceitar e fazem isso comigo, eu não sei o que eu fiz de errado pra ter acontecido isso, mas de boa que se foda essa merda ja cansei com isso, não é o primeiro perfil que acontece isso, vou para de usar essa porcaria que serve só pra roubar a conta da pessoa :( :@

    • Márcia

      pois é,quem eles realmente deve bloquear eles não bloqueiam.que nem precisa comentar

  • monica

    o meu foi face bloqueado no 23 /12/2014 e mandaram um e-mail dizendo que tenho vários faces não sei se é pq pegaram minha foto de perfil ou porque ja tive 6 faces e este foi o 7 os outros não derao certo porque eu não tinha numero de celular desta 7 vez não pediam numero os 6 ultimos faces eu exclui pensei que eles não arquivam as fotos dos outros faces anteriores mas arquivam eles falaram que só vão desbloquear quando eu o rg ele ta velho no inicio de janeiro vou fazer outro. vou enviar o rg se não desbloquearem logo eu não quero mais face apesar de ter deixar de falar com os amigos que moram distante so dava certo pelo face eo face diz tambem que querem se sou a proprietaria do face bloqueado. Queira DEUS tudo de certo.

  • Helinton

    Fui bloqueado por 14 dias ‘ por que isso?
    Ainda pedem RG ” por que isso em? :(

  • claudio

    este e o primeiro facebook que crio e esta broqueado pede a indemtidade tinha orkut pro muitos anos nunca aconteceu este bloqueio

  • LAURINDA GONÇALVES

    QUE SE PASSA AQUI ISTO E O F B I ??EU SOU ONESTA PORQUE ESTOU BLOQUE
    ADA ???? NAO SEI SE SERIA SEGURO TAMBEM O MEU B I ?? SOU LAURINDA DAS NEVES GONÇALVES EM TODO O MUNDO E BEM IDENTIFICADA ?? ME DESBLOQUEIA POR FAVOR IREI FEXAR UM GRUPO POR CAUSA DE VOCES ??

  • laurinda das neves gonçalves

    SAO LOUCOS ??? POR FAVOR ESTOU BEM IDENTIFICADA PORQUE RAZAO IRIA FAZER ISSO ???
    SO NAO CONSIGO POSTAR ?? NEM SEI FAZER ISSO TAO POUCO PORQUE NAO PERCEGUEM TANTA GENTE QUE TEM 6 FAC COMO JA VI FAZEREM PORCARIA NO MEU GRUPO E NUNCCA FORAM BLOQUEADAS COM TANTAS DENUNCIAS QUE FIZERAM ??? QUWE FIZ EU ????
    VOU SER SACANA A PARTIR DE HOJE JA QUE VOCES SO PERCEGUEM PESSOAS DE BEM COMO EU »»»»???? FEXO O GRUPO E NAO ME XATEIO MAIS MEUS AMIGOS ANDO DOENTE COM TANTA PERCEGUIÇAO ???nao sei por o

  • O Nacionalista

    Parabéns ao comentário de “Zé” e “Jota Jota P”. Vocês estão “absolutamente” certos.
    Vamos analisar a questão juridicamente falando:
    Não há nada nas leis atuais brasileiras que deem suporte legal a esta exigência no mínimo “absurda” por parte do Facebook, isto porque as próprias autoridades de segurança pública do Brasil ( Polícia Federal, Órgãos de polícias estaduais, inclusive Poder Judiciário) recomendam a nenhum brasileiro exibir suas informações pessoais, exceto nos casos de contratos comerciais, compra,venda e locação e nas demandas civis e criminais. Esta recomendação se dá devido ao aumento exagerado de golpes virtuais na internet, principalmente nas redes sociais, os golpes são conhecidos pela “Interpol” como “scammers” ou “roubo de identidade” praticado contumazmente por hackers que conseguem redirecionar páginas do próprio Facebook para páginas falsas onde conseguem aplicar tais golpes. Estou com uma terceira página bloqueada e não sou ingênuo de enviar qualquer documento meu para um http qualquer que não se pode confirmar o destino. Se eles exigem a identificação por documentos aleatoriamente de alguns usuários, que exijam então de seus milhões de usuários mundo afora, pois o que vale para alguns, tem que valer para todos. Obrigado.

  • Klaus Manteufeul

    Se eu for um transsexual o facebook serei obrigado a usar o nome em meu documento para usar a rede?

  • Mauro Aloizio
  • Rian

    Pessoal não sejam subjugados pelo tamanho da empresa facebook. Ninguém é obrigado a revelar seus dados pessoais, privacidade > empresa. Existem outras redes sociais e muito com o que se divertir online, sem o face, não sejam escravos dele.

  • Lenynha Nascimento

    Eu acredito que o FB deve solicitar aos antigos usuários também ,” mas para todos” ou nada , o RG etc… enviar um documento sério como você bem explicou para uma rede social , não é direito, se tem pessoas erradas ali tirem o facebook destas , mas todos pagarem o pato pelo erros dos outros está muito errado. Estou me achando uma terrorista sei lá , nessa parte super desconfortável…com tres dias estou com a minha conta bloqueada , porque antes de desligar o PC e sair cliquei em encerrar a sessão, pois me ensinaram para nunca deixar o FB aberto e sem motivo , me bloquearam. Se não tenho amigos, dane-se o FB me envia amizades virtuais , eles aceitam a minha amizade , bagunçou eu bloqueio… se meu perfil é de um cachorro(a) mas lá que lá está lotado de perfil assim , danem-se já postei minhas fotos do meu rosto , e agora deu pane nem para excluir eu consigo , dá problema na senha , no login etc e estando tudo correto. Amo o G+ o Twitter e daí , tenho blogs também , sou uma pessoa super conhecida faz anos em todas as redes sociais, nunca uma me humilhou tanto co esse FB e me fez perder tanto tempo.

  • Geraldo Flores

    Nove dias? Tá de sacanagem o face. Tenho o meu há 4 anos e uso o meu perfil pra trabalho, pois tenho uma webradio. Tenho q postar meus anunciantes todo dia e a programação q está no ar. N quero usar meu nome real para isso. O perfil é da webrádio, nada a ver com meu nome

  • DANI

    Oiii , meu celular esta no nome da minha mãe.. mesmo assim posso colocar no meu facebook ? o que altera?

  • Tem gente que em pleno ano de 2016 ainda usa o facebosta?

  • Natalia Duarte Embryo

    Bloquearam meu facebook também enviei RG e CPF mais não responderam nada ainda

  • Vitor Andrade

    Boa Noite isso aconteceu comigo datada do dia 10/02/2016 o Facebook pediu pra que eu mande um documento anexado com foto e nome, data de nascimento para verificação.
    Eu mandei eles falaram que irão analisar os documentos e se necessário irão pedir outro documentos de confirmação, tô com aproximadamente 4.000 seguidores fotos de perfil com mais de 4.500 curtidas e estou nessa agora sem saber oque fazer.

    • Matheus

      Cara você conseguiu desbloquear sua conta? Mandaram um email dizendo que iriam analisar minhas informações mais até agora nada!

  • Le Leticia

    eu usava apelido ai mandei meu documento e eles não desbloquearam pq os nomes eram diferentes, ai manda eu alterar mas não posso entrar para alterar pq me bloquearam dããã ridículo la vai eu fazer outro e começar do zero aff

  • Carolis Vieira

    Mandar o RG devolve a conta? Eu não publiquei nenhum conteúdo de nudez na minha timeline, só por inbox um gif sexy, porém não pornô. Qual problema do facebook gente? Não to entendendo mesmo, gostaria muito de entender a experiência que vocês tiveram, mas só estou lendo reclamações e nenhuma informação se alguém recuperou a conta.

  • kumah james

    Você é um homem de negócios ou mulher? Você está em uma bagunça financeira ou você precisa de fundos para iniciar seu próprio negócio? Precisa pagar empréstimos sua dívida ou pagar suas contas ou iniciar um bom negócio? Você tem uma baixa pontuação de crédito e você vai achar que é difícil obter empréstimo de capital de bancos / outras instituições financeiras locais? Você precisa de um empréstimo ou financiamento, por qualquer motivo, tais como:
    a) Crédito Pessoal, Expansão de Negócios,
    b) Business Start-up, Educação,
    c) Consolidação de débito,
    d) Hard Money Loans

    Oferecemos empréstimo a baixa taxa de juros de 3% e com garantia real e não Colateral, oferecemos empréstimos pessoais, empréstimos de consolidação da dívida, Capitais capital de risco, de empréstimo de negócio, empréstimo de educação, hipotecas ou empréstimos por qualquer motivo “.

    No entanto, o nosso método oferece a possibilidade de especificar o montante do empréstimo necessário e também a duração pode pagar por isso, dá-lhe uma chance real obter os fundos que você precisa!

    Estes empréstimos pessoais podem ser aprovados independentemente do seu crédito e há muitos clientes felizes para apoiar esta reivindicação. Mas você não só obter o empréstimo pessoal que você precisa; você vai obter os one.This mais baratos é a nossa promessa: Nós garantimos a menor taxa para todos os empréstimos com benefícios colaterais livres.

    Nós nos esforçamos para deixar uma impressão positiva e duradoura, excedendo as expectativas dos meus clientes em tudo que faço. Nosso objetivo é tratá-lo com dignidade e respeito ao fornecer o serviço de alta qualidade em tempo hábil.

    Email: [email protected]
    Nome da Empresa: CASA MIDLAND CRÉDITO
    Visite-nos em: http://www.midlandcreditonline.com

  • Márcia

    que bagaça,estou acessando mais 2 contas para trabalho, no caso como assessoria, 1 não consigo mais entrar, o outro bloqueou de vez,vai ser necessário enviar a porcaria do documento. e demora,e muitos estão reclamando que não conseguiram mesmo seguindo tudo certinho.

  • luciana rodrigues

    então tem que esperar? todo santo dia eu mando meu rg. já faz quase duas semanas isso. será que se eu processar o facebook adianta? algué tentou invadir minha conta, segundo eles. eu não uso ela mais, mas mantenho porque tem links úteis que eu salvei ali para [somente eu], putz não posso perder meu acesso. alguém aí conseguiu reaver o acesso depois de alguns dias?

    • Macemenov

      Conseguiu reaver?

      • luciana rodrigues

        oi, consegui! obrigada. adicionei meu tel nas configurações (agora toda
        vez quando vou me logar tenho que inserir o código que recebo por sms) e
        pus uma senha de mais de 30 caracteres :)

        • Ana

          Oii Luciana Como Vc Recuperou Sua Conta? Tem que Esperar Muitoo tempo?Estou Com Esse Problema .. Enviei Hoje A Foto Da Minha Identidade Me ajuda Por Favor

          • luciana rodrigues

            vai enviando o rg, eu enviei umas 7 vezes, depois volta. calma que volta.

          • Jessica Mendes

            Olha. O Facebook que eu fiz tá com o nome de Maria, pq eu criei ele pra criar uma página sabe. Então será que funciona?

          • luciana rodrigues

            não sei. mas se você o recuperar use parte de seu nome real como
            apelido. eu uso nome artístico mas meu primeiro nome é real. só não uso
            meu sobrenome e para não dar problema botei o sobrenome no campo
            ‘apelido’. fica assim: fulana de tal (rodrigues).

  • Alexandre Feder

    Lamentavelmente estou com o mesmo problema, acabei de ser bloqueado e resolvi pesquisar um pouco sobre o assunto, entendo que se precise em algum dado momento ser verificado alguns dados, até para termos mais credibilidade porem não concordo com a maneira arbitraria com que isso é feito, simplesmente de uma hora pra outra… paah bloqueou e só desbloqueia depois do envio e confirmação e quando eles quiserem faze-lo, não dão sequer uma previsão ou uma satisfação, seria muito mais correto e menos estressante se pedissem os documentos e dessem um prazo para apresentar, mesmo que um prazo curto. Triste!! Vou começar a usar o Google + que é muito bom e aos poucos pretendo largar o face é a única maneira que tenho pra demonstrar minha indignação com esse absurdo e descaso!